SE REEDUQUE FINANCEIRAMENTE HOJE (04/10): Conheça estas 8 DICAS para EVITAR acumular dívidas; PRATIQUE!
04/10/2023 às 8h00
Mais do que nunca os brasileiros estão endividados. Apesar do programa ‘Desenrola Brasil‘, proposto pelo Governo Federal junto às principais instituições bancárias no país, os índices até caíram no mês de julho passado e voltaram a crescer no último mês de agosto em relação às dívidas acumuladas dos cidadãos inadimplentes.
Contas básicas como de água, luz e até de gás, são as principais dívidas dos brasileiros. Hoje, com as lojas virtuais e acessibilidade para compras de varejo, os brasileiros estão cada vez mais endividados com cartões de crédito e até no cheque especial (limite cedido por bancos na conta).
Mas a grande verdade é que muitos brasileiros são desorganizados, e isto é provado através de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas, onde é apontado que por volta de 62% da população não costuma fazer o registro das despesas que tem.
LEIA TAMBÉM:
● Conheça o Aplicativo de Celular que faz Simulação de como você ficaria de Barba
● Atenção: A importância de saber o que significa cada Luz Acesa no Painel do seu Carro
● AUGE E QUEDA: Falência de grande rede de SUPERMERCADOS; portas FECHADAS de 149 lojas e DEMISSÃO em massa
+Atenção clientes da Caixa: Banco faz comunicado para todos que estão com a conta poupança ativa
Pensando nisto, aqui vão oito dicas primordiais para você ter o controle total de suas contas, ou melhor dizendo, que você pratique uma reeducação financeira, para que possa se tornar uma pessoa mais organizada com suas pendências diante do seu orçamento mensal, seja ele apertado ou não.
A primeira dica é sempre estar atento sobre finanças atuais do mercado, ou seja, leia mais sobre economia e fique esperto em relação as tendências financeiras da atualidade. A informação é a chave primordial para sua reeducação diante de seus dividendos.
Em segundo lugar, busque sempre fazer uma planilha com seus gastos e anote tudo que comprar ou pagar, desde uma bala até o valor de uma parcela de automóvel ou financiamento imobiliário, sem distinção do que é pequeno ou grande.
Em terceiro, procure sempre ter plena consciências das compras que faz. Portanto, não gaste por impulso e sempre analise suas condições e veja com precisão se aquela compra que vai fazer é realmente necessária, eainda mais, se vai dar pra englobar no orçamento do mês ou do vindouro, caso pague com crédito.
Em quarto lugar, não deixe o seu dinheiro parado na conta, opte por fazer investimentos financeiros junto a instituição que lhe atraia em condições e que, primordialmente, te traga um retorno financeiro lá na frente.
A quinta dica é bem simples: defina seus objetivos. Pensar em planos futuros para seu dinheiro é muito importante, portanto, trace metas para sua grana, fique cada vez mais focado e se mantenha motivado com suas finanças a receber.
Dicas finais para evitar endividamento
E as últimas três dicas são básicas: Utilize da tecnologia que os bancos oferecem, através de apps, e também dos aplicativos financeiros para te ajudar na sua gestão pessoal; Planeja seus gastos e evite gastar tudo que ganha, não comprometa todo seu salário; e por fim, não menos importante, tenha sempre uma reserva de emergência para os imprevistos da vida.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.