Banco Central autoriza mudanças no PIX e promete deixar os brasileiros em choque com as novidades

01/10/2023 às 12h30

Por: Diego Laureano
Banco Central autoriza mudanças no PIX (Foto: Reprodução / Internet)
Banco Central autoriza mudanças no PIX (Foto: Reprodução / Internet)

Meio de pagamentos terá mudanças

Uma das revoluções do mercado financeiro nos últimos anos foi o lançamento do PIX. O meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central facilita e muito a vida das pessoas, que antigamente tinham que ficar reféns dos métodos DOC e TED

Porém, como tudo na vida sempre existem pessoas de má fé que acabam usando artifícios escusos para aplicarem golpes. O número de transações fraudulentas realizadas por PIX aumentaram consideravelmente de acordo com informações do portal UOL.

SAIBA MAIS! O que se sabe até o momento sobre o FIM das autoescolas e como se dará o processo para tirar a CNH

Desse modo, medidas de seguranças foram adotadas para o mecanismo em busca de blindar os usuários de possíveis golpes. Sendo assim, o Banco Central do Brasil introduziu uma nova ferramenta chamada Mecanismo Especial de Devolução (MED) para proteger os usuários do sistema de pagamento instantâneo.

Se um cliente for vítima de uma transação fraudulenta, ele poderá solicitar um reembolso por meio do MED. Para fazer isso, ele precisa entrar em contato com seu banco e relatar o incidente.

LEIA TAMBÉM:

Será feita uma análise da solicitação e identificada a fraude, o cliente terá o seu reembolso. Durante a abertura do incidente é primordial que você forneça todas as informações necessárias para que não haja falhas na investigação do banco.

Sempre atento com as novas tecnologias, o Banco Central anunciou uma série de novidades no PIX que promete deixar os brasileiros em choque.

Golpe do Pix! Você precisa ficar atento para cair em cilada (Foto: Reprodução / Internet)

Golpe do PIX! Você precisa ficar atento para cair em cilada (Foto: Reprodução / Internet)

QUAIS SÃO AS MUDANÇAS?

  • Offline: Essa funcionalidade permitirá que os clientes realizem transações mesmo quando seus dispositivos móveis não possuírem nenhuma conexão com a internet no momento.
  • Pagamentos por Aproximação: Essa opção se assemelha aos pagamentos efetuados por meio de cartões, celulares e relógios atualmente. A ideia é possibilitar que os usuários realizem pagamentos Pix utilizando a tecnologia Near Field Communication (NFC).
  • Transações Internacionais: Atualmente, o Pix só pode ser usado para transferências entre contas nacionais. No entanto, o BC está trabalhando para integrar essa funcionalidade com instituições estrangeiras, permitindo pagamentos instantâneos até mesmo para o exterior.
  • Parcelado (Extra): Uma funcionalidade adicional que já está sendo testada pelas instituições financeiras brasileiras é a capacidade de parcelar compras. O objetivo é aumentar a segurança e reduzir o risco de crédito para todas as partes envolvidas.

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.