Lei provoca mudança drástica em shoppings e atinge diretamente os pais: “Já está em vigor”

01/10/2023 às 11h30

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Lei provoca mudança drástica em shoppings (Foto: Reprodução / Internet)

Martelo batido, e já está valendo

Uma Lei provoca uma mudança drástica em shoppings e atinge pais e mães em cheio. Muita gente não sabe, por isso ainda causa espanto em algumas pessoas.

Afinal, falou em final de semana, os shoppings se tornam a principal atração para pais e filhos que deslumbram o centro comercial como lazer, distração e também para consumo.

SAIBA MAIS! O que se sabe até o momento sobre o FIM das autoescolas e como se dará o processo para tirar a CNH

Os shoppings são responsáveis por unir várias tribos com um único intuito, consumir seja em restaurantes, lojas, cinemas, etc. Mas também como forma de recarregar as energias.

Em algumas cidades que não contam com outros pontos turísticos, os shoppings se tornam a atração principal de passeios. Acontece que no fim de 2022, uma nova Lei foi aprovada e publicada pelo Governo do Rio de Janeiro no diário oficial, destacando a obrigatoriedade de estabelecimentos terem fraldário para ambos os sexos.

LEIA TAMBÉM:

Essa medida drástica foi tomada, visto que antes apenas os banheiros femininos acabavam tendo. Isso sempre causou um debate, uma vez que levantavam a questão machista de que só a mulher ficava com a obrigação de cuidar do filho.

A Lei foi aprovada no dia 29 de outubro de 2022 e conforme informações divulgadas no portal G1, a mesma já está valendo desde março de 2023, período em que todos os shoppings foram informados como data máxima para se adaptarem com as novas regras.

Shoppings, mercados e estádios do Rio terão que oferecer fraldário em banheiro masculino, se não tiverem espaço específico (Foto: Reprodução / Internet)

Shoppings, mercados e estádios do Rio terão que oferecer fraldário em banheiro masculino, se não tiverem espaço específico (Foto: Reprodução / Internet)

VÁLIDO EM TODO O PAÍS?

A Lei de modo geral foi vista como uma iniciativa positiva e agradou principalmente as mamães. Além dos shoppings, outros estabelecimentos que possuem muito movimento de pessoas e possuem banheiros de uso público, como supermercados, cinemas, parques, teatros, ginásios, estádios, casas de show e espetáculos, também precisam possuir o espaço.

Vale destacar, que nova lei, aprovada no Rio de Janeiro, determina a obrigatoriedade dos shoppings brasileiros possuírem um fraldário dentro dos banheiros, caso os espaços não sejam contemplados com um local do tipo, de livre acesso para homens e mulheres poderem trocar os bebês.

Apesar de ter sido uma medida do Governo do Rio de Janeiro e que “Já está em vigor”, a Lei é válida a nível nacional e todos os papais e mamães já podem comemorar e também cobrar dos estabelecimentos que ainda não se adaptaram, visto que é passível de multa.

Público de shoppings (Foto: Reprodução / Internet)

Público de shoppings (Foto: Reprodução / Internet)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.