Podem comemorar: Santander anuncia grande novidade para aposentados; Confira detalhes
22/09/2023 às 10h36
A Instituição Financeira anunciou grande notícia para aposentados após decisão na Justiça; Entenda melhor o que aconteceu
Após mais de nove anos de litígio, os aposentados do Santander finalmente têm razões para comemorar. Uma ação civil pública, movida pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, resultará em uma substancial redução nas mensalidades do plano de saúde para os aposentados do banco.
+Filho de Faustão conta detalhes do encontro de seu pai com família do doador: “Foi muito duro”
Essa mudança ocorre em decorrência de uma prolongada batalha judicial contra as alterações no custeio do plano de saúde, implementadas pelo banco em 2014.
Essa modificação exigia que os aposentados, que haviam mantido o mesmo plano de saúde, passassem a pagar de acordo com faixas etárias, em vez do custo médio, como era anteriormente praticado.
Essa mudança unilateral nos critérios resultou em custos mais elevados para os aposentados, levando à ação judicial com o propósito de restaurar as condições contratuais anteriores e reembolsar os valores cobrados em excesso dos aposentados.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Benefício estendido aos funcionários do Santander
O secretário executivo do SindBancários, Luiz Cassemiro, celebrou a vitória no processo, que se estendeu por quase uma década, como um triunfo da luta coletiva e um fortalecimento da categoria diante das práticas arbitrárias adotadas pelos bancos.
+Grande empresa brasileira encerra todas as sua lojas físicas e deixa todo mundo chocado
Segundo o representante sindical, “todos saem beneficiados”. Essa conquista garantirá o reembolso aos aposentados pela diferença que pagaram a mais, devido à alteração no custeio do plano.
Os advogados do escritório AVM Advogados Associados, Daiane Mattos e Ricardo Pretto, explicam que, embora todos os funcionários do Santander tenham algum grau de benefício, os maiores beneficiários serão aqueles que já haviam se aposentado e faziam parte do sindicato desde o início da ação.
+Governo anuncia alterações no Saque Aniversário do FGTS; Confira os detalhes
A assessoria jurídica do sindicato agora pretende assegurar que o banco e as operadoras dos planos cumpram a determinação de restaurar os critérios originalmente acordados.
Quanto à rapidez com que os aposentados perceberão essa redução, a advogada Daiane Mattos afirma que o banco deve estar em contato com as operadoras dos planos de saúde para efetuar o ajuste.
Alguns indivíduos já notaram a diminuição nos valores das mensalidades, enquanto outros a observarão nos próximos meses.
Para Wanessa de Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, essa decisão é um marco significativo e abre precedentes importantes para outros sindicatos em todo o país buscarem reduções nas mensalidades dos planos de saúde.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.