Esses são os 10 mitos e verdades que te contam sobre o ar-condicionado de carros

20/09/2023 às 19h33

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Os mitos e verdades sobre o ar-condicionado de carros (Imagem: Reprodução)

Fique por dentro do que é mito e o que é verdade Sobre o uso do Ar-condicionado nos veículos

O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, tem como previsão que as temperaturas ultrapassem os 40ºC esta semana em algumas cidades brasileiras, com uma onda de calor intenso.

Na capital do Mato Grosso, Cuiabá, a temperatura deverá chegar a 43ºC. E para aliviar o desconforto térmico e se proteger dos raios solares, muitos motoristas acabam que optando pelo ar-condicionado dos carros. Porém, será que o uso desse recurso tem algum impacto no consumo de combustível?

Abaixo confira os mitos e verdades que as pessoas te contam sobre o ar-condicionado de carro:

+ Atenção: Integrantes do Bolsa Família são convocados para retirar parcelas ‘esquecidas’; veja

1 – Gasta mais combustível na cidade

LEIA TAMBÉM:

Isso é verdade. Usar o ar-condicionado na cidade acaba aumentando o consumo de combustível, pois, o sistema exige mais potência do motor para poder funcionar. Assim sendo, evite ligar o ar-condicionado na cidade, a menos que seja realmente necessário.

Já na estrada, o ar-condicionado pode até ajudar na economia do combustível, já que mantém os vidros fechados, melhorando a aerodinâmica do automóvel.

2 – Tem como adaptar os carros que não possuem ar-condicionado

Isso é outra verdade. Caso o seu carro não tenha vindo com ar-condicionado de fábrica, não se desanime, pois, tem como você instalar o sistema depois, desde que isso seja feito em uma oficina credenciada e com peças de qualidade.

Por outro lado, o custo pode ser mais alto do que comprar um carro já com ar-condicionado, porém, o resultado é satisfatório.

3 – Cheiro ruim ao ligar o ar-condicionado é anormal

Verdade. Se você sentir um cheiro ruim ao ligar o ar-condicionado, isso quer dizer que ele está sujo e que precisa de uma limpeza. O mau cheiro é causado devido a proliferação de fungos e bactérias na evaporação do sistema que fica embaixo do painel do carro.

Esses micro-organismos, vale dizer, se alimentam da umidade que se acumula no sistema e liberam substâncias que geram o cheiro desagradável.

4 – Manutenção do recurso depende das condições em que o veículo é exposto

Mais uma verdade. A frequência depende das condições na qual o carro é exposto. Caso você use o carro com ambientes com muita poeira ou poluição, é preciso trocar os filtros do ar-condicionado com uma frequência maior, pelo menos a cada três meses.

Em situações normais, a troca dos filtros deve ser feita a cada oito meses e a revisão completa a cada ano.

5 – Ar-condicionado dos carros antigos necessitam de manutenção com uma frequência maior

Chegamos ao primeiro mito. O princípio de funcionamento dos sistemas de ar-condicionado é o mesmo há décadas, porém, os modelos mais antigos são menos eficientes e mais propensos a problemas do que os atuais.

Mas, isso não significa que eles precisem de mais manutenção, mas sim que eles consomem mais energia e usam um gás refrigerante menos ecológico, que contém CFC (clorofluorcarbono), uma substância que danifica a camada de ozônio.

6 – Abrir as janelas para o ar circular antes de ligar o ar-condicionado funciona

Verdade. Essa dica é simples, porém, pode fazer bastante diferença no conforto térmico e na economia de combustível. Caso o carro tenha ficado muito tempo exposto ao sol, abra as janelas antes de ligar o ar-condicionado para sair o ar quente da cabine.

Desse modo, você diminui a temperatura interna do veículo e facilita o trabalho do sistema de climatização, que acabará levando menos tempo para atingir a temperatura desejada.

7 – Ligar o ar-condicionado com o carro em alta velocidade pode danificar o veículo

Mito. Não existe nenhum problema em ligar o ar-condicionado com o carro em movimento, isso tanto na cidade como na estrada. O sistema é projetado para funcionar em qualquer ocasião, sem gerar nenhum danos ao motor ou aos componentes do ar-condicionado. Mas, vale lembrar que o ar-condicionado acaba consumindo energia do motor, o que pode acabar reduzindo um pouco o desempenho do veículo.

8 – O ar-condicionado deve ser ligado pelo menos uma vez na semana

Verdade. Mesmo que não use o ar-condicionado com frequência, ele precisa ser ligado pelo menos uma vez por semana, por cerca de 10 minutos, isso para evitar o ressecamento das mangueiras e das vedações do sistema.

+ Uber encerra serviço de assinatura no Brasil e notícia deixa população em choque

9 – Desligar o ar-condicionado antes de dar a partida prolonga a bateria

Mais uma grande verdade. A bateria como todo motorista sabe, é responsável por fornecer energia para dar a partida no motor e para alimentar os sistemas elétricos do carro.

Devido a isso, é importante não sobrecarregar a bateria com o uso excessivo de equipamentos como o ar-condicionado, os faróis e o som. Assim, desligar esses itens antes de dar a partida ajuda a preservar a vida útil da bateria e evitar problemas na hora de ligar o carro.

10 – Existe um ganho ao abrir vidros um pouco antes de desligar o ar-condicionado

Mito. Essa prática é muito comum entre alguns motoristas, porém, que não traz nenhum benefício para o veículo ou para o bolso. Então saiba que abrir os vidros antes de desligar o ar-condicionado não economiza combustível e nem prolonga a vida útil do sistema.

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.