Atenção para as informações sobre o PIS/PASEP em 2024; Saiba valores e data de liberação
20/09/2023 às 10h29
O abono salaria pago aos trabalhadores com carteira assinada será pago em 2024; Confira detalhes sobre o auxílio
O PIS/Pasep é um benefício concedido pelo Governo Federal aos trabalhadores formal, ou seja, que tem carteira assinada, todos os anos. Da última vez que liberado, o ano-base de 2021.
Muitas pessoas estão se questionando quando será pago o valor referente à 2022. Respondendo essa dúvida, o Governo Federal deve pagá-lo em 2024.
Devido à pandemia gerada pela COvid-19, o pagamento do PIS/PASEP de 2020 foi adiado para 2021, pois o Governo utilizou os recursos para o combate à doença que causou transtornos em todo mundo.
Devido essa alteração os pagamento do abono salarial só foi realizado em 2022. Em sequência, o PIS/Pasep do ano-base 2021, que deveria ter sido pago em 2022, começou a ser efetuado somente em fevereiro deste ano, 2023.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
+Atenção: Novas regras para o Bolsa Família em outubro e você precisa estar atento para adequação
Entretanto, apesar do Governo estar realizando o pagamento todos os anos, essa situação pode ser alterada e o Governo Federal não se manifestou sobre o Pis/Pasep.
Vale lembrar que o pagamento do PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e é liberado pela Caixa Econômica Federal. Já para os funcionários da inciativa pública será feito pelo Banco do Brasil.
O valor do benefício é de acordo com o salário mínimo vigente no ano que é efetuado o pagamento e tudo leva a crer que será R$1421,00, valor estimado para 2024.
Quem tem direito do PIS/PASEP?
Os brasileiros que trabalham com carteira assinada, que estão inscritos no PIS/PASEP por pelo menos cinco anos, por no mínimo 30 dias no ano base, com o salário de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador deve ter todas os dados colocados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Para saber se tem direito, os brasileiros podem acessar o site do Governo Federal, da Carteira Digital, ou através do número 158, que é o telefone do Alô do Trabalhador.
O valor do benefício é calculado proporcionalmente ao trabalhado no ano base do pagamento. O valor pago corresponde ao atual salário-mínimo atual dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.