AUMENTE AINDA HOJE (19): Saiba como VALOR do seu benefício do INSS pode ser ALTERADO para melhor

19/09/2023 às 11h12

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
INSS - Instituto Nacional do Seguro Social - (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Para aumentar benefício previdenciário, você precisa estar atento a estas regras

O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) é o órgão responsável por pagar diversos benefícios aos seus contribuíntes, dentre os mais populares, pensões e aposentadorias.

+“Prejuízo”: A notícia devastadora do INSS para quem quer se aposentar em 2023 confirmada por Bonner no JN

Quem costuma dar entrada para resgatar seus direitos junto ao INSS, costumam perder a noção do tempo em longas filas de espera. Hoje em dia, a situação está ficando cada vez mais controlada com a modernidade de app e canais de atendimento.

+TERROR DO ITAÚ, SANTANDER e mais bancos tradicionais: NUBANK oferece esta GRANDE NOVIDADE aos seus usuários

Saiba mais sobre a aposentadoria do INSS (Foto: Reprodução/Internet)

Saiba mais sobre a aposentadoria do INSS (Foto: Reprodução/Internet)

Mas para quem quer aumentar o benefício que já recebe do INSS, muitas vezes, não sabe nem por onde começar. A saber, se você não tem facilidade para certas burocracias, recomendados sempre buscar um especialista na Previdência, ou um advogado que mexe com o setor, para verificar as possibilidades.

Hoje em dia, há muitas maneiras de se solicitar uma revisão do benefício para crescer um pouco mais o valor que já é pago mensalmente ao segurado. Mas atenção: para este aumento de valor é preciso comprovar o direito ao aumento, pois na revisão, o valor final pode aumentar ou até mesmo diminuir.

LEIA TAMBÉM:

Você pode, inicialmente, justificar um erro de cálculo, que é indicado nos casos que o segurado do INSS errou o valor do benefício ao fazer os cálculos. Os principais erros podem ser no tempo de contribuição, na base de cálculo ou na aplicação do coeficiente de correção.

+R$ 5,38 bi: O estouro de cofres do Banco do Brasil para comprar rival gigantesco e confirmação da Globo

Fila da perícia médica investigativa no órgão previdenciário do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Fila da perícia médica investigativa no órgão previdenciário do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Incluir novos períodos de contribuição também é possível, ainda mais quando estes não foram considerados no momento de concessão do benefício, ou seja, quando o trabalhador contribuiu ao INSS informalmente, sem vínculo empregatício. Assim, é possível fazer a revisão também, desde que haja comprovações do período.

Existe também a revisao por tempo especial, para aqueles trabalhadores que se expõe a riscos químicos, físicos ou biológicos, onde se deve relatar a atividade que desempenhava enquanto trabalhava e a qual risco que estava exposto.

+Contas bloqueadas e intervenção do BC: 2 bancos gigantes vão à falência de forma arrasadora no Brasil

Desta maneira, uma aposentadoria especial pode ser concedida ou ter conversão de tempo especial para comum. Também é bom frisar que também existe a reavaliação através de perícia médica, onde se deve apresentar laudos médicos e solicitar esta nova revisão de perícia, para poder, talvez, se aposentar por incapacidade permanente.

Não entende de nada disto? Novamente frisamos: busque um advogado ou especialista para sanar suas dúvidas antes de entrar com o pedido de revisão por conta própria, para que não se prejudique.

+ADEUS AO IPVA? Saiba o MOTIVO destes motoristas se tornarem ISENTOS do pagamento do TRIBUTO

Como solicito a revisão do meu benefício no INSS?

Primeiramente, o INSS garante canais de atendimento para se tirar dúvidas e poder solicitar a revisão, seja pelas agências físicas do órgão, pelo site, aplicativo Meu INSS ou também pelo telefone 135. Caso nada seja resolvido diretamente com a previdência, entre em contato com um advogado e acione judicialmente esta revisão.

Meu INSS pode ser acessado via site e app (Foto: Reprodução/ Internet)

Meu INSS pode ser acessado via site e app (Foto: Reprodução/ Internet)

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.