Atenção ao prazo limite para saque do PIS/Pasep: não arrisque perder sua grana
17/09/2023 às 21h30
Se você ainda não sacou seu PIS/Pasep, fique atento! O prazo está acabando e você pode ficar sem seu dinheiro
O PIS/Pasep é um abono salarial concedido pelo governo brasileiro para trabalhadores que se enquadram em determinados critérios. Esse benefício, muitas vezes descrito como um “14º salário”, é destinado tanto para trabalhadores do setor privado (PIS) quanto para servidores públicos (Pasep).
Para estar apto a receber o abono, o trabalhador precisa atender a certas condições definidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. São elas: estar inscrito no PIS/Pasep por, pelo menos, cinco anos; ser empregado com carteira assinada ou servidor público por no mínimo cinco anos.
Ademais, deve ter remuneração de até dois salários mínimos; estar com todos os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS); e ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano de referência.
LEIA TAMBÉM:
● Posso trabalhar como médico nos Estados Unidos?
● É Motoboy e trabalha com Entregas? Conheça 7 Aplicativos para facilitar sua vida
● Projetor no seu bolso com um destes simples Aplicativos para Celular
Os pagamentos deste abono são organizados em um cronograma estabelecido pelo governo. No caso do PIS, os desembolsos são realizados pela Caixa Econômica Federal e seguem a data de aniversário do beneficiário. Já os pagamentos do Pasep são feitos pelo Banco do Brasil e seguem o último dígito do número de inscrição do servidor público.
Prazo para saque
Vale ressaltar que o trabalhador deve respeitar o prazo para sacar o benefício. Este ano, a data limite para retirar o PIS/Pasep é 28 de dezembro. Se não for resgatado até então, o valor retorna ao Tesouro Nacional.
+ São Paulo a um passo do título da Copa do Brasil: torcida se sente “vingada” com gol de Calleri
Devido à pandemia de COVID-19, os pagamentos referentes a este ano são para aqueles que estiveram empregados em 2021, ou seja, dois anos atrás. Antes da pandemia, o pagamento era feito um ano após o ano trabalhado.
O valor máximo que pode ser retirado este ano é de R$ 1.320, e a quantia depende do período que o trabalhador esteve em atividade durante o ano-base. O calendário de pagamentos para 2024 será anunciado em janeiro, e não há confirmação ainda se haverá alguma mudança nos critérios ou valores.
Portanto, se você se enquadra nas condições, fique atento aos prazos e não perca a oportunidade de sacar seu abono salarial.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.