Governo Federal autoriza grana extra para milhões de brasileiros; saiba se você está na lista
17/09/2023 às 15h00
Governo Federal autoriza grana extra
A Caixa Econômica Federal através de uma determinação do Governo Federal liberou a retirada de grana extra do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) para um grupo específico de trabalhadores. Tudo aponta que esse recurso será de grande utilidade para inúmeros cidadãos.
Esse montante antecipado certamente ajudará muitas pessoas que enfrentam situações de calamidade pública. Desse modo, não será necessário passar por uma demissão sem justa causa para acessar esses recursos.
SAIBA MAIS! Notícia excelente: Recurso tão aguardado pelos usuários do WhatsApp já está disponível para você utilizar
Portanto, o Governo Federal autorizou o pagamento adicional do FGTS para uma parcela da população que precisa ter acesso aos fundos. Sendo assim, vários trabalhadores terão direito a realizar saques adicionais de dinheiro extra no mês de setembro.
Entretanto, trata-se do saque do FGTS de forma extraordinária, através da modalidade saque-calamidade. Essa modalidade destina-se aos trabalhadores que foram afetados por desastres naturais e que residem em áreas de calamidade pública de acordo com informações do portal UOL Economia.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
A Caixa Econômica Federal elaborou uma lista de beneficiários do saque-calamidade para os municípios do estado do Rio Grande do Sul, que foram impactados pelas fortes chuvas e ciclones. Além disso, a liberação dos recursos já foi realizada para as seguintes cidades:
- Campo Novo;
- Rio Grande;
- São José do Norte;
- São Sebastião do Caí;
- Sede Nova;
- Vera Cruz;
QUAIS OS VALORES?
Diferente de outras opções de saque do FGTS, como saque-aniversário ou saque-rescisão, esta iniciativa emergencial não tem restrições específicas e visa fornecer apoio rápido e eficaz para as vítimas da tragédia.
Até o momento, o estado registrou 41 mortes e 46 pessoas ainda estão desaparecidas, tornando este o evento mais trágico relacionado a desastres naturais no Rio Grande do Sul nas últimas quatro décadas.
Os trabalhadores têm a possibilidade de sacar até R$ 6.220 reais da conta do FGTS, desde que esses valores estejam disponíveis na conta. Para quem não faz parte da tragédia, é possível sacar apenas um salário mínimo, caso esteja enquadrado no mês do seu aniversário.
Também existe a modalidade de empréstimo saque-aniversário, que é uma forma que possibilita a antecipação do valor de até 5 (cinco) parcelas de Saque Aniversário do FGTS às quais o cliente tem direito de sacar anualmente no mês do seu aniversário, pagando uma taxa de juros menor de acordo com a instituição financeira escolhida que ’emprestará’ o recurso.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!