Atenção: INSS acaba de confirmar corte em benefício, provocando impacto em milhares de aposentados
16/09/2023 às 10h48
INSS acaba de confirmar corte em benefício
Quem contribuiu para a Previdência Social por ter trabalhado de carteira assinada ou ter pago autonomia, quando chega o momento de se tornar elegível, o cidadão consegue se aposentar pelo INSS.
Em alguns casos, antes da tão sonhada aposentadoria também é possível usufruir os benefícios do INSS desde que seja necessário, como em caso de auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensão, entre outros.
SAIBA MAIS! Notícia excelente: Recurso tão aguardado pelos usuários do WhatsApp já está disponível para você utilizar
Porém, o Instituto Nacional do Seguro Social também concede um benefício para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que nunca contribuíram para o órgão estatal.
Trata-se do LOAS, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é um auxílio destinado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade. Para ser elegível a esse benefício, é necessário atender a certos requisitos.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Um deles é a incapacidade de longo prazo e comprovação de baixa renda. Para manter o benefício ativo, é necessário atualizar o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) a cada dois anos, além de informar qualquer alteração na composição familiar, renda ou endereço.
Portanto, o INSS anunciou mudanças em seu site oficial, o que pode impactar milhares de beneficiários, exigindo ação imediata por parte deles. Portanto, a exigência da atualização a cada 24 meses, visa fazer um pente fino para identificar quem realmente precisa do dinheiro mensal.
Vale destacar que o LOAS não é uma aposentadoria com garantia vitalícia, mas sim um benefício social que deverá cumprir exigências. Quem recebe BCP também não tem direito ao décimo terceiro, apenas o salário mínimo vigente, que atualmente é de R$ 1.320 reais.
O QUE FAZER PARA NÃO TER O BENEFÍCIO BLOQUEADO PELO INSS?
Portanto, os beneficiários que recebem o LOAS devem agir rapidamente, comparecendo a um posto de atendimento do CadÚnico ou a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para atualização de seus dados.
É importante que todos os membros da família tenham seus documentos, especialmente os CPFs, em mãos ao realizarem essa atualização. Ignorar esse processo pode levar à interrupção do benefício, o que pode causar sérias dificuldades financeiras. Sendo assim, a ação imediata é fundamental para evitar essa situação.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!