Bolsa Família vai ser cancelado para este grupo de pessoas; confira
15/09/2023 às 17h58
Bolsa Família fará novos cortes neste mês de setembro
O mês de setembro chegou, com isso, entrará em vigor algumas mudanças direcionadas ao programa social do governo federal, o Bolsa Família. E infelizmente, dessa vez, as notícias não são nada boas. Acontece que foi anunciado novos cortes de beneficiários do programa social, o que acabará vetando as parcelas de milhões de beneficiários.
Apesar dos cortes do programa social colocarem muitas pessoas “para fora” do benefício, ainda tem a possibilidade de recuperação das parcelas. Mas, por outro lado, a recuperação do benefício deverá seguir um prazo máximo, caso contrário, o corte será definitivo.
+ 14º salário vai ser pago neste mês de setembro? INSS anuncia novo prazo
Assim, é de suma importância que todos aqueles que recebem as parcelas mensais do Bolsa Família, se atentem às informações posteriormente apresentadas, visto que o corte poderá ser destinado para todos, mesmo que parte dos beneficiários não façam ideia.
Atualmente, o Bolsa Família, vale dizer, está sendo nomeado como o maior benefício de transferência de renda já criado no país. Os repasses realizados neste ano de 2023 estão sendo cada vez maiores, tendo em vista o fornecimento de todos adicionais e novo cálculo que configura quanto cada família vai poder receber.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Bolsa Família vão impactar valor recebido em outubro! Descubra agora
● Mesmo no domingo? Descubra se Estado paga Bolsa Família no fim de semana
● Bloqueou o Bolsa Família por título DUPLICADO? Saiba como resolver esta situação
Porém, para que o beneficio possa se tornar cada vez mais abrangente, ele precisará contar com algumas regras. As regras, aliás, estão cada vez mais específicas e tem como objetivo evitar fraudes no programa e garantir que apenas aqueles que realmente precisam, de fato, tenham acesso às parcelas mensais.
É exatamente devido a isso que o Governo Federal está constantemente anunciando novos cortes. E o novo anúncio indica que neste mês de setembro deverá vetar milhões de benefícios, e o pior, que será de forma totalmente permanente.
E os novos alvos para os cortes são esses beneficiários:
Beneficiários que não tiverem atualizado os dados no sistema do Cadastro Único, o CadÚnico;
Beneficiários que forem descobertos através de fraudes;
Beneficiários que não tiverem cumprido com as regras de permanência (frequência escolar mínima, apresentação do cartão de vacinação atualizado, acompanhamento nutricional e gestacional).
Tendo em vista as informações apresentadas, cabe falar, que o cancelamento oficial de benefício pode ocorrer por meio de três etapas: suspensão, corte e veto. Apesar de muita gente acreditar que todos são sinônimos, a verdade é que ele significam coisas diferentes.
Para melhor entender, tem-se:
Suspensão – quando o benefício é suspenso por determinado tempo para que uma reanálise possa ser feita;
Corte – quando as parcelas são imediatamente cortadas, mas ainda com possibilidade de recuperação;
Veto – a última etapa, quando não há mais como recuperar o benefício.
+ Grave: Multa por dia de R$ 10 MIL para cada motorista de Uber? Juiz OFICIALIZOU
Assim, aqueles que tiverem passando pela suspensão e pelo veto ainda podem ter uma outra alternativa. Sendo mais claro, eles vão ter o prazo de 30 dias (após a suspensão/corte das parcelas) para se regularizarem junto ao CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).
Finalizando, vale deixar claro, que o governo federal pode levar até 60 dias, depois da apresentação dos documentos necessários, para que decida se os repasses vão ser retomados. Caso seja, todos os retroativos também vão ser pagos.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.