Band quer produzir nova temporada do X Factor Brasil após 5 anos
18/08/2021 às 9h38
A Band avança programando uma renovação completa de seu horário nobre a partir do próximo ano.
A emissora irá usar a chegada de Faustão, que comandará um programa diário de segunda a sexta-feira, para anunciar um grande relançamento de sua programação, segundo o site TV Pop.
Para os diretores da emissora a chegada de Faustão representará uma esperança única de atrair a atenção dos telespectadores para o canal, que tem sofrido com a falta de atenção do público nos últimos meses.
E entre os projetos apresentados ao mercado nas últimas semanas, um em especial chamou a atenção: uma nova temporada do X Factor Brasil está sendo avaliada para 2022, cinco anos depois de sua primeira edição.
O reality show britânico teve uma superprodução em sua única temporada produzida no Brasil. O formato era uma das principais apostas da Band para 2016, ano em que as competições musicais estavam em alta no país, mas acabou se demonstrando um fracasso total.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Ao decorrer de seus 26 episódios, o programa só conquistou a barreira dos 3 pontos em dois momentos, e chegou a marcar apenas 1,7 ponto de média. Com a baixa audiência e os altos custos de produção envolvidos, a atração não voltou mais ao ar, e a emissora abriu mão dos direitos de produção.
A reportagem apurou que a retrospeção negativo não é um problema. A possível volta do programa foi uma ideia pessoal do executivo Diego Guebel, que sempre se embasa em tendências da televisão argentina para tomar suas decisões aqui no Brasil.
Um exemplo é o The Voice voltou a ser produzido depois de três anos fora do ar e tornou-se em um dos maiores sucessos do país neste ano, sendo o programa mais assistido hoje em dia, conquistando a marca do triplo de audiência da segunda colocada em seu horário de exibição.
O sucesso de um reality musical no país vizinho não é o único fator determinante para a possível nova temporada do X Factor Brasil. A Band tem buscado formatos que possam atrair bons anunciantes para o seu canal, que irá perder uma de suas principais fontes de renda a partir de janeiro, com a saída de R.R. Soares do horário nobre após 18 anos sem pausas. Em sua primeira edição, o formato se pagou mesmo com a audiência abaixo do planejado.
O reality só voltará a ser produzida se, de fato, tiver um bom sinal do mercado publicitário. A Band não irá investir na compra de formatos que não tenham possibilidade econômica e tem consultado diversas agências de publicidade sobre os seus planos para o próximo ano, e apenas os projetos que estão sendo bem recebidos pelas empresas serão produzidos no próximo ano.
Até o momento, as conversas tem sido promissoras, mas ainda não há nenhum contrato assinado.
Autor(a):
Thalia Alencar
Tenho 24 anos e sou estudante de Relações Públicas. A paixão pelo mundo da teledramaturgia vem desde criança e meu objetivo é informar com clareza.