O novo Programa Luz para Todos vai distribuir energia GRATUITA? Descubra agora
30/08/2023 às 22h50
Saiba como vai funcionar o programa ‘Luz para Todos’ em 2024: desconto ou distribuição gratuita de energia elétrica?
O cenário político de Brasília é marcado por diferentes abordagens a cada novo governo que assume a liderança. No atual terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fica evidente o objetivo de abordar questões de desigualdade social e atingir estratos da população frequentemente negligenciados.
+ ALERTA! INSS coloca fim de regra facilitando antecipação da aposentadoria
Nesse contexto, um programa emblemático, conhecido como “Luz para Todos”, está prestes a ser retomado em 2024. O programa visa impactar positivamente famílias em todo o país que ainda vivem sem acesso à eletricidade. Vamos explorar em detalhes como essa iniciativa planeja transformar a realidade de muitos que estão em situação precária.
Os pilares do programa “Luz para Todos”
É fundamental compreender que o “Luz para Todos” não é um programa recente. Sua origem remonta a duas décadas atrás, tendo sido lançado em 2003. A sua missão central é garantir eletricidade para residências e famílias que ainda não têm acesso adequado às redes de distribuição de energia elétrica.
+ Tamanho do hambúrguer do Burger King está gerando bastante polêmica entre os consumidores
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Até o ano de 2022, o programa havia passado por múltiplas extensões. No entanto, no último ano, sofreu um declínio de atenção sob o governo anterior, liderado por Jair Bolsonaro. O cenário se transformou, e o atual governo, encabeçado por Luiz Inácio Lula da Silva, trouxe o “Luz para Todos” novamente à pauta oficial em agosto. Estatísticas oficiais indicam que até 2018, aproximadamente 3,4 milhões de residências já haviam sido beneficiadas positivamente pela iniciativa.
Mais detalhes do programa renovado
O governo federal delineou um orçamento aproximado para o relançamento do programa. Os fundos necessários, estimados em torno de R$ 2,5 bilhões, serão viabilizados por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
As informações cruciais foram divulgadas em uma nota técnica emitida pelo Ministério de Minas e Energia, datada de 28 de agosto. A estratégia do programa visa beneficiar um público-alvo de 83.057 consumidores, abrangendo tanto lares quanto pequenos núcleos habitacionais que ainda não desfrutam do acesso à eletricidade.
+ Essas são as 6 coisas que os funcionários do McDonald’s querem que você descubra
Vale ressaltar que o principal propósito do “Luz para Todos” é garantir o acesso à eletricidade para lares em situações de vulnerabilidade e falta de recursos. Nesse sentido, o programa não oferece descontos diretos nas contas de energia elétrica. A atribuição de descontos está sob a responsabilidade de outro programa: a Tarifa Social de Energia Elétrica.
A Tarifa Social é direcionada para aqueles registrados no Cadastro Único (CadÚnico) que enfrentam adversidades socioeconômicas. Através deste programa, muitas famílias têm a oportunidade de obter descontos que podem chegar a 80% em suas contas de energia elétrica.
Enquanto alguns beneficiários são automaticamente inseridos nesse programa, outros precisam tomar a iniciativa de solicitar os descontos. É imperativo que os interessados permaneçam vigilantes e busquem informações junto às distribuidoras de energia para garantir a utilização desses benefícios cruciais.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.