Governo Lula faz exigência no Bolsa Família, gera bloqueio do pagamento e impacta este grupo de beneficiários
26/08/2023 às 8h53
Mudança do Bolsa Família gera bloqueio do pagamento
Atualmente o Bolsa Família atende cerca de 20,9 milhões de famílias de baixa renda de todo o país. E um dos momentos mais desesperadores para esses brasileiros ocorre quando os repasses são bloqueados pelo Governo Federal.
Sendo assim, o Governo Lula adotou novas medidas que irão refletir diretamente em um grupo de beneficiários. Para quem não lembra, no Governo Bolsonaro uma das exigências do programa sofreu um certo desleixo.
SAIBA MAIS! Governo Federal bate o martelo e valor do novo salário mínimo em 2024 causa espanto
Isso porque deixou der exigido a imunização infantil como parte obrigatória do Bolsa Família. Já no atual Governo, aproximadamente 393 famílias deixaram de receber alguma parcela do programa por falta de vacinação em crianças.
Isso por que, no Governo Lula, agora voltou a ser exigido novamente a obrigação da atualização do cartão de imunização para o recebimento mensal dos valores aos beneficiários.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Bolsa Família vão impactar valor recebido em outubro! Descubra agora
● Mesmo no domingo? Descubra se Estado paga Bolsa Família no fim de semana
● Bloqueou o Bolsa Família por título DUPLICADO? Saiba como resolver esta situação
Segundo informações do portal Metrópoles, de janeiro a agosto, não houve nenhum cancelamento do programa para alguma família por falta de vacinação. Os números justificados acima como bloqueio de pagamentos por causa da vacina, acabaram ocorrendo por outros motivos, como falta de atualização de dados por exemplo.
Assim, para acontecer o cancelamento do Bolsa Família, os beneficiários teriam que descumprir repetidamente esta regra, ou seja, vários meses seguidos sem a tal comprovação.
QUAIS SÃO AS VACINAS EXIGIDAS PARA A MANUTENÇÃO DO BENEFÍCIO?
Os imunizantes que são obrigatórios para as crianças tomarem e prevenir doenças graves, são ofertados pelo Governo Federal, tais como a poliomielite, meningite, caxumba e sarampo, que podem evitar a morte das crianças.
Não é só a atualização do cartão de vacinação que deverá ser mantido em dia com acompanhamento do calendário, mas também terá que manter o acompanhamento nutricional dos filhos. As grávidas também devem fazer exames de pré-natal e serem acompanhadas nas unidades básicas de saúde.
A criança também deve frequentar a escola regularmente. Para vacinar o filho, o beneficiário do Bolsa Família precisa se dirigir a um posto de saúde mais próximo de sua residência.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!