INSS anuncia medida para beneficiar segurados com dinheiro extra; confira as novidades
21/08/2023 às 22h40
O INSS anuncia medida que permitirá aos segurados obter um dinheiro extra
Na semana passada, ocorreu uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), onde foi aprovada a redução do limite máximo de juros para empréstimos consignados concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Nesse sentido, o teto anterior de 1,97% foi ajustado para 1,91%. A resolução que formaliza essa mudança foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira.
+ Esses são os 7 itens que deveriam ter ido embora de sua casa
Como resultado dessa decisão, a nova taxa máxima de juros entrou em vigor no mesmo dia, também se aplicando às operações de crédito por meio do cartão de crédito consignado. A redução desses tetos de juros foi uma resposta à queda da taxa básica de juros (Selic), que passou de 13,75% para 13,25%.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), indicou que o CNPS poderá realizar novas reduções caso o Comitê de Política Monetária (Copom) decida por mais cortes na taxa Selic.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
+ Torcida do Grêmio não se segura, aponta culpado pela derrota e critica jogador específico
Entretanto, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu uma nota ressaltando que essa redução dos juros pode afetar a sustentabilidade dessa linha de financiamento. Isso porque a nova taxa estaria abaixo dos custos operacionais de algumas instituições que oferecem empréstimos consignados do INSS.
Saiba mais sobre o crédito consignado
O crédito consignado é uma modalidade em que os pagamentos são descontados diretamente da aposentadoria ou pensão do beneficiário do INSS. O limite de juros para essa modalidade é estabelecido pela Previdência Social, impedindo que as instituições financeiras cobrem taxas superiores ao limite máximo, mas permitindo taxas menores.
+ Uber lança novidade para usuários e brasileiros comemoram comunicado; confira detalhes
De acordo com dados da Previdência Social, o número de contratos de crédito consignado vem aumentando. Entre janeiro e julho deste ano, foram realizados 11,7 milhões de contratos, apresentando um crescimento de 35,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 7,5 milhões de contratos.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.