Receita Federal vai pagar os últimos lotes da restituição do Imposto de Renda; saiba como consultar
19/08/2023 às 16h44
O Imposto de Renda sempre causa uma legião de dúvidas
Uma das principais que chegam até a Receita Federal é referente ao prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda. Muitos questionam se ainda é possível declarar.
Pois bem, o prazo se encerrou no final de maio. Sendo assim, muitas pessoas ficam inseguras em relação à chamada “Malha fina”, um processo que frequentemente causa ansiedade devido ao medo do famoso “Leão” da Receita Federal.
SAIBA MAIS! Sabrina Sato culpa estrela da Globo pelo fim de seu relacionamento com Duda Nagle: “Decidi me separar”
Em resumo, quando um contribuinte “Cai na malha fina”, significa que sua declaração foi retida devido a inconsistências encontradas.
Essas inconsistências podem ser resultado de vários erros, como a omissão de valores, declaração errônea de rendimentos, informações cadastrais erradas, entre outros dados.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Agora quem entregou a sua declaração do Imposto de Renda pode comemorar. A Receita Federal está realizando o pagamento em cinco lotes.
Desde maio, os lotes estão sendo pagos de acordo com a prioridade que listaremos abaixo. A primeira restituição do Imposto de Renda foi paga no dia 31 de maio.
A segunda foi concluída em 30 de junho. A terceira, por sua vez, em 31 de julho. Seguindo o calendário do Fisco, o quarto pagamento será no dia 31 de agosto.
Por fim, o último lote será pago no dia 29 de setembro. Para descobrir se o seu pagamento será efetivado no quarto ou no quinto lote, será preciso ficar atento aos requisitos dos repasses.
QUANDO ESTARÁ DISPONÍVEL A CONSULTA?
A consulta à restituição estará disponível a partir de 24 de agosto, possibilitando que os contribuintes consultem a aptidão para receberem a restituição.
A partir de 31 de agosto, os pagamentos serão processados e direcionados para as contas bancárias daqueles que são elegíveis.
Caso um contribuinte não receba a restituição no quarto lote, é possível que haja um mês adicional de espera até que o valor seja depositado. Fique atento às informações disponíveis no site para orientações sobre a consulta ao quinto lote de pagamento.
O critério de prioridade para o recebimento do dinheiro segue, inicialmente, a data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Além disso, os recursos serão feitos seguindo critérios estabelecidos:
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
- Contribuinte com maior fonte de renda advinda do magistério;
- Contribuintes que escolherem pela declaração pré-preenchida e quem solicitou a restituição por PIX;
Demais contribuintes.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!