Conheça o ar-condicionado que não gasta energia

Conheça o ar-condicionado que não gasta energia; ele já é uma realidade

18/08/2023 às 22h41

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Ar-condicionado promete gastar bem menos energia (Foto: Reprodução)

Esse ar-condicionado promete economizar bastante no consumo de energia

Em diversos estados brasileiros, o calor acaba se fazendo presente durante todo o ano. Isso acaba fazendo com que o ar-condicionado seja um dos desejos de consumo da maior parte da população. E mesmo que o equipamento tenha ficado mais acessível com o passar dos anos, ele ainda é um grande vilão da economia.

O ar-condicionado é um dos equipamentos que mais gasta energia elétrica dentro de casa. Alguns modelos inclusive, prometem menor consumo, porém, ainda fazem a conta de energia elétrica explodir.

+ Uber revela novidade que faz as viagens serem mais em conta para o bolso; saiba tudo

Mas, as empresas não param de trabalhar para encontrar opções de equipamentos com o melhor desempenho energético. Isso acaba sendo o caso do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, que conseguiu encontrar um modo de manter as temperaturas baixas gastando pouca energia.

O novo ar-condicionado econômico é baseado em uma tecnologia chamada de “bomba de calor eletrocalórica”. Em breve ela pode acabar sendo substituta dos atuais compressores que se encontram no mercado.

LEIA TAMBÉM:

O equipamento inovador mistura tecnologia e design de ponta. A taxa de eficiência é de 99,74% na parte eletrônica e de 85% no desempenho. Ele pode tanto aquecer quanto resfriar os ambientes, o que acaba sendo uma grande vantagem.

Um outro ponto interessante é que os aparelhos tradicionais atingem 50% do limite de Carnot. A medida serve para revelar o desempenho de um equipamento em transformar calor em trabalho. O novo sistema consegue ter uma eficiência de 85% no mesmo sentido.

As mudanças climáticas estão entre as principais preocupações para o futuro do planeta. Isso implica que o calor será ainda mais presente com o passar dos anos. Porém, o gasto energético precisa ser reduzido por meio de energias limpas.

+ Veja como “burlar” cobrança extra da Netflix por compartilhamento de senha

O novo ar-condicionado em desenvolvimento na Alemanha promete ser um passo a mais para a solução dos dois problemas. Pelo menos contribuir para ambos os lados ele vai.

Ainda não existe uma data de lançamento, porém, o produto já está pronto e em fases finais de testes.

Ar-condicionado promete gastar bem menos energia (Foto: Reprodução)

Ar-condicionado promete gastar bem menos energia (Foto: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.