Esse é o erro mais comum envolvendo o vinho que muitos cometem e não sabem

15/08/2023 às 21h01

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Saiba a maneira correta de se consumir um vinho (Foto: Reprodução)

Bebida é bastante querida em todo o mundo

O vinho é considera uma das bebidas queridinhas no mundo afora, ele tem um papel social importante, já que é frequentemente associado a momentos de celebração, seja em um brinde durante um casamento, um aniversário ou uma conquista profissional.

Além disso, seu consumo apresenta algumas “regrinhas”, isso pois, o vinho também é símbolo de cultura, tradição e sofisticação que vão além das fronteiras ao unir pessoas em torno de momentos especiais. Do velho mundo ao novo mundo, a presença do vinho é constante, enriquecendo experiências gastronômicas e celebrando a arte da vinicultura.

Porém, ao contrário da percepção comum, nem todas as “normas” são fúteis. De acordo com os especialistas, alguma delas influenciam diretamente na qualidade da bebida e tornam a experiência de tomar vinho ainda mais saborosa, inclusive, uma das regras tem a ver com a forma que armazenamos a bebida depois que ela estiver aberta.

+ Você pode ter roupas da SHEIN de graça; descubra o passo a passo de como conseguir

Nesse sentido, agora você poderá se dar conta de um equívoco comumente cometido por todos nós quando se trata de vinho. O erro tem o potencial de comprometer tanto o sabor quanto a qualidade da bebida.

LEIA TAMBÉM:

A oxidação é o processo que afeta cor, aroma e sabor do vinho. Quando abrimos uma garrafa de vinho, estamos expondo à bebida ao oxigênio, fazendo com que o vinho sofra um processo chamado de oxidação, que altera suas características sensoriais como cor, aroma e sabor.

Por isso, é bem importante consumir o vinho em um curto período depois dele aberto, justamente para evitar que ele perca suas qualidades.

Agora, se você não quiser ou não puder beber toda a garrafa de uma vez, será que pode tampar com a rolha e guardar na adega ou na geladeira? A resposta é bem simples, não. De acordo com a sommelier Warner, conhecida pelos seus vídeos sobre vinho no TikTok, fechar a garrafa após aberta prejudica a qualidade da bebida.

Assim sendo, a jovem explica que as rolhas são porosas e vão deixar o oxigênio entrar no vinho, mesmo que em menor quantidade. “As rolhas são porosas e vão deixar o oxigênio entrar no vinho”, afirmou a sommelier no vídeo postado no seu perfil @confidenceuncorked.

+ C6 BANK em alerta! Comunicado IMPORTANTE para clientes é feito e você precisa saber

A pergunta então é: Qual é a solução? Para ela, o ideal para preservar o sabor do vinho é transferi-lo para uma jarra com tampa que impede a passagem de ar. “Seu vinho manterá seu sabor original mesmo depois de alguns dias”, afirma a sommelier.

Já o tempo ideal para consumir o vinho depois dele aberto, depende muito do tipo de vinho. O mesmo deve ser consumido após 3 ou 4 dias depois de aberto. A bebida começa a apresentar alterações no sabor e cheiro. Já os vinhos branco e rosé devem ser consumidos em até 3 dias, já que a tendência é que ele dure menos por conta da sua acidez.

O local ideal para guardar a bebida é na adega em temperatura ambiente. Porém, se você não tem uma pode deixá-lo na geladeira sem problemas. Um outro cuidado é sempre armazenar o vinho aberto na vertical. Quando a garrafa é colocada na horizontal, a bebida acaba tendo mais contato com o oxigênio.

Saiba a maneira correta de se consumir um vinho (Foto: Reprodução)

Saiba a maneira correta de se consumir um vinho (Foto: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.