Detalhe mínimo no carro pode gerar MULTA de R$ 130: ATENÇÃO!
04/08/2023 às 16h40
Aqueles que possuem um automóvel têm ciência de que manter o veículo em bom estado não é uma tarefa simples. Além da responsabilidade de obedecer às normas de tráfego do Brasil, o motorista também deve estar atento às condições do seu carro. Isso se deve ao fato de que um veículo em condições irregulares pode representar perigos e resultar em penalidades para o condutor, como multa.
No entanto, lamentavelmente, os pormenores relativos ao veículo ainda são amplamente ignorados pelos motoristas em nosso país. E uma simples regra ainda causa bastante confusão entre os condutores nacionais. Continue lendo o texto abaixo para descobrir qual norma é essa e compreender por que ela pode acarretar multa.
Na atualidade, de acordo com dados divulgados pelo Sindicato da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, o Brasil apresenta uma frota de mais de 108 milhões de unidades de automóveis. Evidentemente, cada um desses veículos possui suas próprias particularidades. De forma correspondente, os motoristas desses veículos devem assegurar constantemente que estão aderindo às normas e regulamentos pertinentes a seus carros para não levar multa.
Quando se trata do emplacamento desses automóveis, as diretrizes podem se tornar ainda mais específicas. Muitos cidadãos do Brasil, por exemplo, podem ter se deparado com frequência com carros que exibem placas de identificação na cor preta. No entanto, você saberia discernir o significado específico dessa identificação?
Multa por detalhe
Bem, para aqueles não familiarizados com o tema, as placas pretas são confeccionadas especificamente para um tipo exclusivo de veículo. Isso ocorre porque essas placas de identificação somente podem ser atribuídas a carros que possuem 30 anos ou mais de existência. Em outras palavras, são veículos que se qualificam como itens de coleção. Curiosamente, conforme o Motorshow, existem mais de 1 milhão de entusiastas de carros colecionáveis no Brasil.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
A regulamentação para veículos que pode resultar em várias sanções como multa diz respeito precisamente às diretrizes para um veículo com placa preta. Isso ocorre porque, para obter essa placa, é necessário que o veículo esteja em conformidade com uma série de regulamentos de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em primeiro lugar, o carro deve ter sido fabricado em, no mínimo, 1992. Além disso, é fundamental que o veículo seja oficialmente associado a um clube de veículos antigos e/ou históricos. Essa afiliação, por sua vez, é concedida pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).
Se um motorista brasileiro possui um veículo com essa placa especial, mas não está em conformidade com as normas estabelecidas em nossa legislação, ele pode estar sujeito a multa. Primeiramente, essa ação é considerada uma infração de nível médio. Portanto, o condutor estará sujeito à penalidade de 4 pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o motorista que comete essa irregularidade também será sujeito a uma multa de R$130,16.
Autor(a):
Vinicius Carvalho
Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.