CPF na compra: Autoridade emite um alerta para quem fornece o número do documento em farmácias

02/08/2023 às 15h07

Por: Fernanda Zanardo
Imagem PreCarregada
Autoridade faz alerta sobre fornecer CPF na nota em farmácias (Imagem Reprodução Internet)

Essa prática comum pode trazer dor de cabeça para a pessoa que porta o documento, diz autoridade após averiguação

É comum os consumidores serem perguntados sobre o número de seus CPF´s, principalmente na para colocar em programas de fidelidade da farmácia para obter desconto.

+Definido quem será a substituta de Valéria Almeida no Encontro, após seu afastamento

Muitas pessoas podem achar normal e não ver problema nenhuma na hora de fornecer o documento. Porém, uma nota emitida pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) alertou sobre essa prática no setor farmacêutico.

Autoridade faz alerta sobre fornecer CPF na nota (Imagem Reprodução Internet)

Autoridade faz alerta sobre fornecer CPF na nota (Imagem Reprodução Internet)

Na hora que o consumidor fornece o número do CPF na farmácia, está ficando vulnerável a algumas práticas envolvendo seu nome e se envolvendo em situação um tanto quanto perigosas.

Segundo a autoridade, ao verificar como ficavam protegidos, ou seja, constatou que algumas práticas ainda não estavam em conformidade com a legislação.

LEIA TAMBÉM:

+Atenção: Estudo comprova que bebida muito consumida pode causar grande risco à saúde

Vale ressaltar que as pessoas precisam tomar muito cuidado na hora de divulgar seus dados pessoais em qualquer lugar.

Lista de riscos ao informar o CPF

Confira algumas situações que você pode sofrer ao fornecer o número do seu CPF para um lugar que não tenha todas as medidas de proteção para dados.

+Sua oportunidade chegou: Itaú e Bradesco oferecem empréstimo para começar a pagar em 90 dias; Confira

  • Uso indevido do CPF: criminosos podem se passar por você para realizar compras, fazer empréstimos, podendo ganhar grandes prejuízos financeiros;
Documento CPF (Imagem Reprodução Internet)

Documento CPF (Imagem Reprodução Internet)

  • Compartilhamento de dados: as empresas podem divulgar os seus dados para parceiros querealizam o marketing e publicidade direcionada. Com isso, poderá acontecer um aumento das chamadas indesejadas, recebimento de e-mails não solicitados e até mesmo o uso de suas informações sem sua permissão;
  • Vazamento de informações pessoais: caso o estabelecimento não tenha nenhuma segurança com os dados, seu CPF pode cair em mãos de pessoas mal intencionadas, que podem praticar crimes com seu nome.

 

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.