Atenção: Estudo comprova que bebida muito consumida pode causar grande risco à saúde
02/08/2023 às 14h06
Pesquisadores descobriram que essa bebida não traz nenhum benefício para a saúde e além disso pode gerar diversos problemas
Hoje em dia temos uma variedade extensa de bebidas nas prateleiras, mas é de conhecimento de muitas pessoas que não todas fazem bem à saúde.
+Definido quem será a substituta de Valéria Almeida no Encontro, após seu afastamento
Além disso, o público tem consumido cada vez mais produtos que trazem malefícios para as pessoas, principalmente quando falamos dos mais jovens.
É fácil saber que os produtos mais saudáveis disponíveis no mercado são água e sucos naturais. Os industrializados, geralmente, possuem muito aditivos, que na maioria das vezes fazem mal para quem consome.
Outro grande vilão as bebidas alcoólicas, que são consumidas em excesso e podem causar doenças graves para quem toma.
LEIA TAMBÉM:
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
● Posso trabalhar como médico nos Estados Unidos?
● É Motoboy e trabalha com Entregas? Conheça 7 Aplicativos para facilitar sua vida
O que diz o estudo?
Uma das bebidas que apresentam um grande risco à saúde são os energéticos. Um estudo da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) em 2013, já apontou que que 16% das crianças na faixa etária dos 3 aos 10 anos consumiam bebidas energéticas de quatro a cinco vezes na semana, um total de 2 litros por mês.
Uma outra pesquisa, a ESTUDES, identificou que na Espanha 45% dos adolescentes confirmaram a ingestão da bebida pelo menos uma vez no mês. O consumo neste e em outros países costuma ser maior por parte dos meninos, o que representa 51% contra 39% das meninas.
Esses produtos são conhecidos por conter uma alta concentração de açúcar, cafeína e estimulantes, além disso, possui uma concentração baixíssima de nutrientes.
+FOI CONFIRMADO: Corinthians toma decisão sobre contratar Alexis Sánchez
De acordo com a EFSA, a quantidade de cafeína que deve ser ingerida por dia não deve ultrapassar 3 ml por quilo de peso de cada pessoa. Na prática, seriam 150 ml para quem pesa 50 kg. No caso do açúcar são encontrados em torno de 27,5 gramas para 250 ml de bebida energética, o que é extremamente prejudicial.
Ingerir esse tipo de bebida pode causar grandes prejuízos na saúde física e mental, há riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e neurológicas, assim como problemas psicológicos, alterações de comportamento e de sono. Também atrapalha o desempenho nos estudos, mascara o sono e o cansaço e pode causar intoxicação alcoólica ao ser misturada com álcool.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.