Vai acabar? Saiba se o real digital vai dar um fim nos bancos do Brasil; Entenda o que está acontecendo
01/08/2023 às 11h13
A moeda eletrônica deve chegar em breve no país e está causando muitas duvidas nos brasileiros de como isso vai funcionar
Recentemente o Banco Central anunciou a criação de uma nova moeda, que ao contrário de que todos pensavam, é não é física, como estamos acostumados, mas é digital, chamado real digital.
+O ex-namorado de suposto affair de Luan Santana se manifestou após matéria sobre possível romance
Essa nova modalidade vai funcionar do mesmo jeito que as Bitcoins já atuam hoje em dia, o que quer dizer que não é necessário fazer transferência de ‘dinheiro de verdade’ para ter acesso ao valor.
Esse tipo de dinheiro já está sendo muito utilizada ao redor do mundo, e em vários lugares já se tornou uma prática comum, mas aqui no Brasil é uma novidade.
Como tudo que é novo gera diversas dúvidas nas pessoas, a principal questão que os brasileiros vem abordando é se haverá necessidade da existência de bancos para lidar com o real digital.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
O que se pode afirmar é que, a medida que a tecnologia avança, a tendência é que essas instituições financeiras também se atualizem para justamente não ficaram ultrapassadas no mercado.
Porém, é normal que alguns serviços passem a não fazer mais sentido e deixem de existir, assim como diversas coisas que evoluíram no mundo.
Em resumo, os bancos devem continuar existindo, uma vez que eles não vão substituir o dinheiro em papel. Até porque muitos deles acabam oferecendo serviços financeiros especializados, como empréstimos e investimentos.
Logo, a tendência é que eles continuem ofertando esse tipo de produto, porém com a necessidade de se adequarem e atualizarem para o real digital.
Isso porque, ela vai abordar outro tipo de relação financeira, como contratos inteligentes e transferências, de modo a ajudar no combate de fraudes. O dinheiro só não vai poder ser sacado como o tradicional.
O real digital está em fase de criação, na segunda parte, onde serão realizados testes que fará com que essas moedas possuam uma negociação de títulos federais tokenizados entre as instituições financeiras e os usuários. Ademais, de acordo com informações do Banco Central, é possível que o real digital chegue aos brasileiros já em 2024.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.