Documentos obrigatórios para auxílio-doença do INSS; veja a lista para evitar ser negado
29/07/2023 às 17h00
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece diversos benefícios importantes para os brasileiros, entre eles o auxílio-doença. Esse auxílio é concedido aos segurados que temporariamente não podem exercer suas atividades de trabalho devido a doenças ou acidentes.
No entanto, para ter direito a esse benefício, é necessário cumprir alguns critérios específicos. O solicitante precisa ser um segurado da Previdência Social, ou seja, estar em dia com suas contribuições ao INSS. Além disso, é preciso cumprir um período mínimo de carência de 12 meses e comprovar a incapacidade temporária através de documentos médicos.
Para evitar ter o pedido de auxílio-doença negado pelo INSS, é fundamental estar atento à lista de documentos obrigatórios exigidos pelo Instituto durante a solicitação:
Luis Suárez confirma fim do contrato com o Grêmio e desconversa sobre time de Messi: “Desgaste”
R$ 100 MILHÕES: Sampaoli comemora com os reforços que vão chegar ao Flamengo
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
- Documento de identidade com foto que dê pra ler direitinho;
- CPF pra não ter erro;
- Carteira de trabalho ou carnês de contribuição e outros documentos que provem que você tá pagando o INSS certinho;
- Toda a papelada relacionada ao tratamento médico, como laudos, atestados, exames e relatórios, pra comprovar sua situação;
- Pra quem trabalha com carteira assinada, precisa da declaração da empresa informando a data do último dia de trabalho;
- Se o pedido for por acidente, não esquece de incluir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Ah, e se você for trabalhador rural, lavrador ou pescador, tem que apresentar documentos que provem essa condição também.
Ter todos esses documentos em mãos é fundamental para garantir que o pedido do auxílio-doença seja bem sucedido e para assegurar o apoio necessário durante o período de afastamento por incapacidade temporária.
Autor(a):
Victor Silva
Olá! Tenho 21 anos e sou completamente apaixonado por jogos, tecnologia em geral e jornalismo. Meu intuito aqui é trazer notícias e matérias com o máximo de informações e qualidade para os leitores!