Ajuste nas normas de concessão de pensões e aposentadorias: Brasileiros recebem péssima notícia envolvendo o INSS

29/07/2023 às 12h46

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Aposentados do INSS (Foto: Reprodução / Internet)

Povo recebe péssima notícia envolvendo a Previdência Social

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é o órgão público responsável pela realização de pagamentos de aposentadorias, pensões e outros benefícios aos cidadãos brasileiros que contribuíram para a Previdência Social.

Porém, os brasileiros receberam uma notícia preocupante nos últimos dias. Isso porque uma pesquisa feita pelo Grupo Allianz expôs que o Brasil encontra-se na 65ª posição na classificação das economias.

SAIBA MAIS! Mudança radical para os condutores na hora de tirar a CNH: A verdade sobre notícia de fim das autoescolas

O que significa que mesmo após a reforma da previdência, implementada em 2019, o país não está preparado para lidar com o envelhecimento da população e o aumento abaixo do esperado da taxa de fertilidade no âmbito das finanças públicas como aponto o portal UOL Economia.

Isso pode levar à necessidade de um ajuste nas normas de concessão de pensões e aposentadorias do INSS.

LEIA TAMBÉM:

Conforme aponta a segunda edição do Relatório Global Previdenciário 2023, a Covid-19 provocou uma redução na expectativa de vida em várias Nações.

Porém, isso foi apenas um problema temporário da tendência contínua e acelerada de envelhecimento da população.

Em relação ao Brasil, a pesquisa revela que o aumento da idade de aposentadoria resultou em uma melhora na viabilidade, entretanto, o INSS ainda está entre os mais benevolentes em comparação com outros países ao redor do mundo.

Quanto maior a expectativa de vida, os aposentados e pensionistas poderão causar um rombo previdenciário, o que causa preocupação caso tenha outras mudanças e acabe fazendo com que a idade para se aposentar aumente ainda mais.

DUPLICADO: Veja os aposentados que estão recebendo em DOBRO do INSS (Reprodução/Internet)

Aposentados e pensionistas do INSS (Foto: Reprodução / Internet)

COMO FUNCIONA A REGRA ATUAL DO INSS?

Pelas regras atuais, não incluindo as regras de transição, têm direito à aposentadoria os homens que completarem 65 anos e tenham, no mínimo, 15 anos de tempo de contribuição.

Enquanto para mulheres a idade mínima é de 61 anos e seis meses de idade, com o tempo mínimo de contribuição sendo o mesmo, de 15 anos.

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.