Oficial: Famosa companhia aérea no Brasil tem falência decretada pela Justiça

19/07/2023 às 19h30

Por: Bruno Silva
Avião durante voo (Imagem: Reprodução)
Avião durante voo (Imagem: Reprodução)

Companhia Aérea teve falência decretada pela Justiça de São Paulo

A Justiça de São Paulo nesta última segunda (17), declarou a falência da empresa Itapemirim Transportes Aéreos (ITA). Nos aeroportos de todo o Brasil, era possível ver a atuação da empresa por meio da sigla ITA. Assim, a decisão atendeu a pedidos de um dos credores da empresa, a Travel Technology Interactive do Brasil Solução em Software Ltda.

Com a decisão, a empresa de voos é obrigada a vender seus bens em até 180 dias e entregar em até 60 dias um plano para quitar as dívidas da Itapemirim. A companhia aérea precisará entregar também a lista com todos os seus credores, que possuem até o dia 1º de agosto para apresentar reivindicações à Justiça.

+ Liberou: Caixa Econômica paga benefício para novo grupo nessa quarta-feira (19); Saiba como receber

A decisão da Justiça ainda destaca que nenhum dos diretores ou representantes legais da empresa comparecem aos autos para apresentarem defesa da empresa em algum dos inúmeros processos registrados.

Na véspera do Natal no ano de 2021, a empresa Itapemirim decidiu suspender todos os seus voos agendados. Segundo a empresa na época, o motivo para tal decisão foi de que ela estava passando por uma reestruturação interna e que precisava de ajustes operacionais.

LEIA TAMBÉM:

A Itapemirim, vale dizer, já estava com salários de seus colaboradores atrasados e dívidas se acumulando. Sendo assim, os voos da Itapemirim nunca voltaram a ocorrer. Porém, a recuperação judicial do Grupo Viação Itapemirim não é dessa época. Desde o ano de 2017, a empresa tentava ingressar no setor aéreo, mesmo com vários problemas financeiros.

No ano de 2021, o sonho de finalmente ter voos pelo Brasil quase ocorreu, quando a empresa vendeu passagens aéreas abaixo do seu custo operacional.

+ Atenção: Imposto de Renda libera o 3º lote da restituição e você precisa saber como consultar

Porém, às vésperas do Natal do mesmo ano, a companhia cancelou os voos de milhares de passagens aéreas vendidas “a preço de banana”. Assim, o Procon São Paulo acabou registrando na época 2.352 reclamações contra a empresa.

Ao todo, estima-se que 133 mil passageiros foram afetados com o cancelamento das viagens.

Avião da Itapemirim (Imagem: Reprodução)

Avião da Itapemirim (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.