Aplicativos com mais de 1,5 milhão de usuários agem como espião

Atenção: Esses aplicativos com mais de 1,5 milhão de usuários agem como espião do seu celular; Delete já

14/07/2023 às 12h01

Por: Fernanda Zanardo
Imagem PreCarregada
Roubo de dados em aplicativo é descoberto por empresa de cibersegurança (Imagem Reprodução Internet)

Uma empresa especializada em cibersegurança descobriu que as plataformas enviam dados dos usuários sem consentimento

A cada dia que passa as pessoas estão aprendendo mais e presando pela segurança de seus dados pessoais, principalmente na internet. Uma descoberta recente identificou aplicativos que pegam essas informações sem permissão.

+Após internação, Stenio Garcia desabafa sobre a possibilidade de não conseguir mais andar

Pessoas utilizando celular (Imagem Reprodução Internet)

Pessoas utilizando celular (Imagem Reprodução Internet)

Segundo o que a empresa Pradeo conseguiu apurar que essas plataformas se infiltravam nos celulares dos usuários e enviavam informações pessoais dele para a China.

Trata-se dos aplicativos File Recovery & Data Recovery que somam 1,5 milhão de usuários através do Play Store, loja oficial dos celulares do sistema operacional Android.

+Atenção: 3º lote da restituição do imposto de renda está prestes a ser liberado; Saiba quem vai receber

LEIA TAMBÉM:

O alerta foi criado, pois eles agem de forma silenciosa e sem a necessidade de permissão dos usuários para ter acesso aos dados.

Os dois aplicativos foram desenvolvidos por Wang Tom’, e agem como verdadeiros ladrões virtuais, silenciosamente roubando dados valiosos. Curiosamente, os aplicativos afirmavam não coletar dados.

Alerta

A Pradeo alerta os usuários que os aplicativos não só enviam os dados pessoas para China, mas também se infiltram no sistema dispositivos para apagar os ícones e evitar sua detecção.

Roubo de dados em aplicativo é descoberto por empresa de cibersegurança (Imagem Reprodução Internet)

Roubo de dados em aplicativo é descoberto por empresa de cibersegurança (Imagem Reprodução Internet)

+Carro muito querido por brasileiros tira nota zero em teste de segurança que tem resultado preocupante

Além disso, a empresa de cibersegurança acredita que essa plataforma criada por Wang Tom burlaram o número de pessoas que aparece como usuários para passar a impressão de ser seguro.

A recomendação é que se você tiver File Recovery & Data Recovery’ baixados no seu celular, delete imediatamente, utilize um antivírus confiável e procure a ajuda de uma pessoa especializada para saber se seu aparelho está funcionando com segurança.

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.