Você trabalhou antes de 2000? Temos uma notícia incrível para te dar
07/07/2023 às 23h21
Essa notícia é super importante para quem trabalhou antes dos anos 2000
Trabalhadores brasileiros que atuam com a carteira assinada podem ter acesso a uma série de direitos trabalhistas como a conta do FGTS, férias remuneradas, pagamento de 13º salário, seguro-desemprego e também o abono salarial do PIS/PASEP, que é pago uma vez por ano.
O Programa de Integração Social (PIS) é destinado aos funcionários de empresas privadas e o abono é pago por meio da Caixa. Já o Programa de Formação do Servidor Público (Pasep) é voltado aos funcionários públicos, que recebem por meio do Banco do Brasil.
Nesses últimos dias, foi divulgada uma notícia incrível sobre o PIS/PASEP para os brasileiros que trabalharam antes dos anos 2000.
+ Governo anuncia ótima notícia para quem quer comprar um carro 0km
No decorrer deste mês, a Caixa e o Banco do Brasil continuam depositando os valores do PIS/PASEP para milhões de trabalhadores. Além disso, quem tem direito ao abono salarial deve ficar atento às novidades do programa, pois, ainda é possível receber um valor extra nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Primeiro, vale enfatizar que não são os trabalhadores do Brasil que têm direito ao abono salarial. O PIS/PASEP é voltado a brasileiros que possuem carteira assinada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou pelo Regime jurídico estatutário e que já atuam há pelo menos cinco anos com a carteira assinada.
Também é necessário que os trabalhadores tenham uma remuneração mensal de até dois salários mínimos e estejam com os dados atualizados no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e que tenham atuado com a carteira assinada por pelo menos 30 dias durante o ano-base, que neste caso é o ano de 2021.
+ Reforma tributária aprovada: Confira as novas regras que afetará o seu dia a dia
Até alguns anos atrás, as cotas do PIS/PASEP eram pagas em uma única parcela toda a vida do trabalhador. Mas, um grande número de pessoas acabaram tendo o acesso ao dinheiro no passado e ainda não sacaram os valores que estão presos nos bancos.
Assim sendo, os trabalhadores que atuaram com a carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988 podem ir até uma agência bancária para realizar o saque do dinheiro que não foi recebido no passado. Segundo as informações divulgadas pela Caixa o valor das cotas supera os 2 mil.
Mas, é importante ressaltar que cada trabalhador possui o seu saldo individual, que varia de acordo com os seguintes fatores: Remuneração recebida durante o período que trabalhou e tempo que trabalhou com a carteira assinada.
Para saber se tem direito a algum valor das cotas do PIS/PASEP, os trabalhadores devem acessar o app do FGTS, que está disponível para iOS e Android. Depois de solicitar o saque, o dinheiro deve cair na sua conta dentro de um prazo de 5 dias.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.