Saiba o que fazer com sua nota de dinheiro que está danificada; Descubra seus direitos
07/07/2023 às 9h38

O Banco Central explicou quando as cédulas de dinheiro perdem totalmente o seu valor e o que o seu portador pode fazer
Em diversas vezes nos deparamos com as notas de dinheiro com algum defeito ou imperfeição. São aquelas que as vezes estão rasgadas ou riscadas.
+O eterno Beiçola de A Grande Família, Marcos Oliveira, faz apelo e pede ajuda: “Tenho fome”
Nesses casos, sempre nos preocupamos e nos perguntamos o que devemos fazer com elas, ou se essas cédulas ainda tem validade.

O que fazer com o sua nota danificada (Imagem Reprodução Internet)
Pensando nisso, o Banco Central do Brasil, agência que cuida da confecção e circulação da moeda nacional, divulgou informações para o portal Terra, esclarecendo essas dúvidas.
Segundo o órgão, as notas rasgadas ou danificadas são classificadas como:
LEIA TAMBÉM:
● Passagens Aéreas Mais Baratas: Saiba Onde Encontrar
● Recuperar Fotos, Vídeo e Áudios Apagados sem querer do Celular
● Chocolate Grátis: Acesse Site de Amostras Oficial de Gigantesca Marca e Peça o Seu
- Cédulas não-utilizáveis: são as notas que estão inteiras e desgastadas pelo o tempo mesmo, elas tem valor e podem circular normalmente no mercado, mesmo não sendo ideais;
- Cédulas dilaceradas/danificadas: são as notas que estão inteiras ou só com uma parte, mas tem mais da metade do seu tamanho original, em um único pedaço. Ela só tem valor em caso de depósito, pagamento ou troca na rede bancária;
- Cédulas mutiladas: não possuem valor, pois apresentam o seu tamanho com menos da metade do tamanho original da nota.

O que fazer com o sua nota danificada (Imagem Reprodução Internet)
Se você está em posse de uma nota danificada, deve encaminhá-la para um banco, pois eles redirecionam a célula para o Banco Central fazer uma análise e caso entenda que ela não serve mais, realiza a destruição.
Colecionadores
Com a possibilidade da nota ser retirada de circulação, existem pessoas conhecidas como numismata, que colecionam cédulas com erros, ou diferentes e pagam verdadeiras fortunas por elas.
Apesar disso, um colecionador chamado Hilton Lúcio, explicou ao Terra que as notas rasgadas não possuem nenhum valor para eles.
“As cédulas rasgadas não tem nenhum tipo de valor, nem para colecionador. Quando rasgadas, não devem ser usadas, nem emendadas com fita colante. O Banco Central possui equipes especializadas para fazer a análise desse tipo de deformidade nas notas e esse deve ser o procedimento correto a ser seguido”.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.