SALÁRIO: Regras de nova Lei dará até MULTA pelo descumprimento das empresas; veja o que muda

06/07/2023 às 8h50

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Mulheres em empresa (Foto: Reprodução/ Internet)

Na última segunda-feira (03) o atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou uma nova portaria que trará importantes atualizações com regras às empresas que pagam salários aos seus funcionários.

+Casas Bahia foi vendida pelo Pão de Açúcar e ninguém poderia imaginar quem são os novos donos

Esta nova Lei, que vai beneficiar os trabalhadores em relação ao cumprimento do dever das empresas no quesito de remunerações, beneficia diretamente as mulheres brasileiras visando a igualdade salarial entre gêneros.

+BOLSA FAMÍLIA faz grande revisão dos seus inscritos e valor ALTO pode chegar até você ainda em Julho

De acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), existe uma grande diferença entre os salários de homens e mulheres no Brasil. O estudo aponta que a renda média das mulheres representa 77,7% do salário dos homens.

O presidente da república, Lula, sanciona nova portaria (Foto: Reprodução/ Internet)

O presidente da república, Lula, sanciona nova portaria (Foto: Reprodução/ Internet)

A Lei nº 1085 já assinada pelo presidente da república, garante essa mudança: “Não existe essa de lei pegar ou não pegar. Na verdade, o que existe é governo que faz cumprir a lei e governo que não faz cumprir a lei. E nosso governo vai fazer cumprir.”, disse Lula durante a assinatura da portaria.

+O triste dia que tradicional emissora de TV do país deu adeus e foi vendida por fortuna para rival

LEIA TAMBÉM:

“Eu sempre disse que as conquistas das mulheres e de todos não se darão por obra do governo. Elas se darão na medida em que se cria consciência política e se cobra e exige do governo, e é para isso que a gente foi eleito.”, destacou o presidente da república.

+Americanas do futebol: Este clube brasileiro tem dívida superior a R$ 2 BILHÕES e flerta com falência

Esta nova lei, referente a igualdade salarial entre os gêneros, modifica agora o artigo 461 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Esta medida proposta pelo governo Lula tramitou em regime de urgência até ser sancionada pelo presidente.

Segundo a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Danielle Corrêa, esta lei define para agora, quesitos importantíssimos: “Sabemos que a equiparação já está prevista na Constituição Federal e em instrumentos de leis internacionais do trabalho. Mas a novidade é que essa lei exige uma série de obrigações das empresas.”, disse ela.

Lula garante salário igualitário entre gêneros e define regras (Foto: Reprodução/ Bruno Rocha/ Ag Enquadrar/ O Globo)

Lula garante salário igualitário entre gêneros e define regras (Foto: Reprodução/ Bruno Rocha/ Ag Enquadrar/ O Globo)

+Falência e triste adeus: Famoso supermercado tem fim decretado após dívida de R$3 milhões

Inclusive, as empresas que não cumprirem as novas regras da lei serão multadas, ainda mais quando houver atos de discriminação, sejam de gêneros, raça, etnia, origem ou faixa-etária, podendo estas pessoas virem a receber toda diferença salarial competente.

Em trecho da lei, é bem claro: “Na hipótese de discriminação por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade, o pagamento das diferenças salariais devidas ao empregado discriminado não afasta seu direito de ação de indenização por danos morais, consideradas as especificidades do caso concreto.”, anuncia a nova regra.

+CONTA CHEIA: Estes são os SALÁRIOS dos jogadores mais bem PAGOS do mundo HOJE

Qual a multa do descumprimento da lei salarial igualitária?

Esta nova lei em relação ao salário define que a multa deverá corresponder a 10 vezes o salário devido ao empregado, e ainda em caso de reincidência, o valor poderá ser dobrado. Portanto, deverá existir mais transparência da empresa com seus empregados.

Carteira de Trabalho (Foto: Reprodução / Internet)

Carteira de Trabalho (Foto: Reprodução / Internet)

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.