Absurdo: Atraso no pagamento de benefícios do INSS são revelados de maneira chocante
04/07/2023 às 12h55
O Instituto Nacional do Seguro Social se envolveu em um escândalo após atrasar o pagamento das parcelas de seus segurados
Após o INSS atrasar o pagamento das parcelas de seus segurados e pensionistas o Ministério Público Federal (MPF) juntamente ao Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), ingressou com uma ação judicial.
+Situação atual de Silvio Santos é exposta após receber visita de amigo de 60 anos
Acontece que, no passado, entre 17 de abril de 2002 e 29 de outubro de 2009, o INSS errou ao realizar o cálculo do valor a ser recebido por pessoas que recebiam benefícios por incapacidade, como a aposentadoria por invalidez ou o auxílio-doença.
Na ocasião, a autarquia não desconsiderou os 20% das menores contribuições do segurado para fazer a média mensal, o que resultou em uma salário mensal menor a seus segurados.
+Famosa rede de fast food enfrenta dificuldades com concorrentes e decide vender empresa
LEIA TAMBÉM:
● Apagou ou perdeu? Recupere Fotos do Celular com este Aplicativo
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
Na decisão da justiça o INSS aceitou pagar o valor corrigido em lotes anuais, a depender da idade do segurado no momento da negociação e se ele possui outra renda.
O pagamento foi acertado para ser concluído no prazo de dez anos e terminou em maio de 2022, mas acontece que milhares de pessoas não receberam.
+INSS divulga novo lote do 13º salário e notícia faz a alegria dos aposentados; veja detalhes
O INSS, através de uma nota, reconheceu que 148.185 pessoas não receberam o valor acordado na data correta, pois: “Apresentaram inconsistências na tentativa de processamento pelo sistema”.
Por conta disso, uma nova ação civil foi propostas pelas pessoas que se sentiram lesadas e visão que a autarquia reconheça o erro e pague o acordo de forma administrativa.
Vale ressalta que em 2019, com a mudança da lei, o INSS passou a considerar todas as contribuições realizadas pelos segurados de julho de 1994 até o pedido da aposentadoria.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.