Fique em alerta: Essas são as marcas de queijos contaminados
27/06/2023 às 20h26
Queijos de algumas marcas estão contaminados
Caso você ama queijo, fique esperto, pois, é melhor pensar duas vezes a partir de agora antes de consumir. Acontece que uma pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, encontrou queijo fora dos padrões exigidos pelas autoridades sanitárias brasileiras,
A pesquisa constatou que a maioria dos produtos analisados contém aditivos alimentares. Essas substâncias são inseridas na formulação dos queijos para conversar o produto por mais tempo ou dar cor, por exemplo.
Porém, todos esses são permitidos pela legislação brasileira, mas especialistas aconselham que quanto menos aditivos, melhor.
+ Titulares do INSS não aceitam cortes e se chocam com novo valor da 2ª parcela do 13º salário
A pesquisa ainda avaliou marcas de queijo coalho, gorgonzola, ralado e processado. Ao todo foram 49 produtos testados, sendo 18 marcas de coalho, 9 de gorgonzola, 6 de processado e 16 de queijo ralado.
LEIA TAMBÉM:
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
● Posso trabalhar como médico nos Estados Unidos?
● É Motoboy e trabalha com Entregas? Conheça 7 Aplicativos para facilitar sua vida
Em duas dessas marcas de queijo coalho, as análises laboratoriais encontraram a presença de Escheria Coli acima do permitido, sendo elas Porto Alegre e SertaNorte.
Assim, quando essa bactéria é encontrada em altas concentrações em água ou em alimentos, ela pode gerar dores abdominais e diarreias nos consumidores. Segundo a especialista Mylla Moura, essa condição pode se agravar, gerando problemas maiores para quem consumir os produtos contaminados.
+ Justiça autorizou desconto na aposentadoria do INSS para quitar dívidas
Além das bactérias, a pesquisa ainda avaliou o valor de sódio indicado na tabela nutricional do rótulo com os teores apurados nas análises. Dessa forma, 4 tipos de queijo apresentaram diferença entre as informações. Segundo a legislação brasileira, essa discrepância é permitida desde que não ultrapasse os 20% declarado no rótulo.
Assim, os queijos reprovados foram:
Queijo Coalho Três Marias: 159% a mais de sódio do que informado;
Gorgonzola Cruzilia: 94% a mais;
Queijo Ralado Gran Romano: 76,6% a mais;
Queijo processado São Vicente: 36,3% a mais.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.