Caixa passará a cobrar tarifa no Pix para estes usuários

20/06/2023 às 17h00

Por: Bruno Silva
PIX é o tipo de transferência bancária mais usada pelos brasileiros (Foto: Reprodução/Internet)
PIX é o tipo de transferência bancária mais usada pelos brasileiros (Foto: Reprodução/Internet)

Pix passará a ser cobrado pela Caixa e pega clientes do banco de surpresa

O Pix em pouco tempo se tornou o maior sucesso entre os brasileiros. O mesmo é usado diariamente por milhões de pessoas devido a sua praticidade e rapidez. Porém, a Caixa Econômica Federal decidiu que irá cobrar uma tarifa pelo uso do Pix para alguns usuários.

O banco público comunicou que a partir do dia 19 do próximo mês vai passar a cobrar tarifas sobre transferências por meio do Pix para empresas que são clientes do banco. Nada mudará para quem é MEIs (Microempreendedores Individuais). Este público seguirá isento de taxas.

+ Novidade! Clientes deste banco recebem dinheiro de volta após fazerem compras no Carrefour; veja como

Segundo as norma do Banco Central, a cobrança de taxas não pode atingir pessoas físicas, “seja para pagar, seja para receber”. No caso de pessoas jurídicas, a cobrança sempre foi liberada.

Ainda segundo a Caixa, vão ser cobradas tarifas para empresas privadas por tipo de operação.

LEIA TAMBÉM:

Pix Transferência

Envio de pessoa jurídica para pessoa física através de inserção manual de dados, chave PIX e por iniciador de pagamento;

Envio de pessoa jurídica para pessoa jurídica através de inserção manual de dados e chave PIX.

Nesta modalidade, a tarifa que será cobrado é de 0,89% do valor da operação, com uma cobrança de no mínimo 1 real e de no máximo 8,50. Caso o percentual for maior ou menor do que os valores citados, essas serão as cobranças limites sobre a operação.

Pix Compra

Recebimento de PIX em transações de pessoa física para pessoa jurídica através da inserção de dados bancários, iniciador de pagamento, chave PIX e QR Code estático;

Recebimento de PIX em transações de pessoa jurídica para pessoa jurídica através de QR Code estático e iniciador de pagamento.

Assim como na modalidade anterior, nesta modalidade, a tarifa também será de 0,89%, porém, a cobrança mínima permanecerá de 1 real, mas a máxima será de 130 reais.

Pix Checkout

Recebimento de PIX em transações de pessoa física para pessoa jurídica através de QR Code dinâmico;

Recebimento de PIX em transações de pessoa jurídica para pessoa jurídica através de QR Code dinâmico.

+ Conta de luz tem reajuste e desconto de quase 70% é divulgado; veja se você pode solicitar a redução

Já nesta modalidade, o percentual aumenta para 1,20% do valor da operação, sendo a mínima de 1 real e a máxima de 130 reais.

Usuários devem se atentar a dicas de segurança (Imagem: Reprodução)

Pix é o tipo de transferência bancária mais usada pelos brasileiros (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.