SBT perdeu The Masked Singer para a Globo por falta de dinheiro
11/08/2021 às 9h19
O SBT entrou na disputa para ter o The Masked Singer Brasil em sua grade de programação. A atração seria comandada por Patricia Abravanel. A emissora de Silvio Santos estava em busca de um novo formato para a filha do chefe, que passou quase dois anos sem um programa próprio.
Em 2019, Patricia assumiu o Topa ou Não Topa, ressuscitado a toque de caixa. No final daquele ano, o The Masked Singer já havia entrado no radar do SBT. Representantes da Endemol Shine Brasil disseram à direção do SBT que o programa era um fenômeno nos Estados Unidos e que o formato estaria à disposição para compra na Natpe, um evento voltado ao mercado televisivo, realizado no final de janeiro de 2020, em Miami.
Nesse evento, os compradores da Globo se empolgaram com a grandiosidade e com os números de audiência que o formato tinha atingido nos países em que era executado. Mas o SBT também estava na jogada e tinha grande interesse nessa compra.
+ The Masked Singer: Fantasiado de Dogão, Sidney Magal é primeiro eliminado
Quando o SBT teve acesso aos valores acabou decidindo que aquele não era o momento de fazer um investimento tão grande. O problema não estava na compra dos direitos do formato, mas nos custos de produção que teria caso decidisse ter o reality show em sua grade.
LEIA TAMBÉM:
● Apagão mundial: Chaves pode voltar ao SBT após 4 anos Fora do Ar por divergências entre detentores legais
● Televisão na palma da mão: Assista TV nestes Aplicativos de Celular a toda hora
● WhatsApp choca usuários com essa INOVAÇÃO no aplicativo
A cartilha de como fazer o The Masked Singer é muito rigorosa, e o valor que o SBT deveria investir ao longo de cada temporada estava completamente fora de seu orçamento naquele momento. Com a chegada da pandemia o SBT foi obrigado a promover um grande corte de funcionários, incluindo apresentadores e todo o setor de teledramaturgia, para conseguir manter o caixa em dia.
Sem o SBT na jogada, a Globo saiu do evento em Miami satisfeita com todas as regras que lhe seriam impostas. Inicialmente, o The Masked Singer foi pensado como uma solução para os domingos, no lugar do Domingão do Faustão, mas acabou fixado nas noites de terça-feira, com Ivete Sangalo no comando.
Autor(a):
Fernanda Cataldi
Jornalista e Radialista. Trabalho com comunicação há 15 anos, levando informação e entretenimento com seriedade ao público.