Possível cancelamento de aposentadoria para beneficiários do INSS gera preocupação

15/06/2023 às 17h49

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
SAIU A LISTA: INSS irá pagar R$ 5 mil a esse 2 mil brasileiros (Foto: Reprodução)

Aposentadoria do INSS por invalidez passa por revisão periódica

Do mesmo modo que o segurado do INSS pode pedir uma revisão e receber indenização se sua aposentadoria for cancelada, o INSS também pode investigar casos irregulares. Caso isso aconteça, existe a possibilidade de ter o pagamento suspenso e o indivíduo enfrenta um processo judicial por fraude.

Depois da reforma da Previdência, aprovada em novembro de 2019, a aposentadoria por invalidez passou a se chamar aposentadoria por incapacidade permanente para o trabalho.

+ Novas exigências para o Bolsa Família são determinadas pelo governo

Assim, o benefício do INSS se tornou mais amplo e impede que o aposentado trabalhe em qualquer outra atividade profissional. Segundo as regras, a modalidade de aposentadoria é concedida quando o trabalhador não possui mais capacidade física ou mental para desempenhar o mesmo cargo na empresa em que trabalhava,

Além disso, o beneficiário da aposentadoria especial não pode ser realocado para outras funções no mesmo local. Um exemplo, uma professora que perde o movimento das mãos não poderá mais dar aulas (escrever no quadro, corrigir provas) ou trabalhar na área administrativa da escola.

LEIA TAMBÉM:

+ Febre Maculosa: Adolescente que estava internada com suspeita da doença morre em SP

Porém, segundo o Ministério da Gestão, um servidor aposentado por invalidez pode ser proprietário de uma empresa ou fazer parte de uma sociedade empresarial. Mas, para isso, ele terá que passar por uma nova avaliação de suas incapacidades.

Dessa forma, a cada dois anos, os aposentados por invalidez são convocados pelo INSS para passar por uma nova perícia médica. Mas, os que tem mais de 60 anos estão isentos dessa obrigação.

Segurados do INSS têm benefícios suspensos_ Imagem Reprodução Previdência Social)

Aposentadoria por invalidez pode ter cancelamento após revisão (Imagem Reprodução Previdência Social)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.