Alerta importante! Mudança no cartão de crédito gera onda de reclamações por clientes

09/06/2023 às 23h00

Por: Hudson William
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Cartões de crédito (Foto: Reprodução/Internet)

Clientes reclamam de mudanças nas datas de fechamento das faturas de cartão de crédito

Mesmo com a ascensão do pagamento via PIX, os cartões de crédito continuam a ser muito utilizados pelos brasileiros devido à sua flexibilidade de permitir compras sem a necessidade de dinheiro em mãos, além das opções de parcelamento.

Existem várias instituições financeiras que oferecem crédito, com uma variedade de condições de contratação, pagamento e benefícios, como programas de pontos, descontos e cashback.

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O processo de solicitação de cartão de crédito é geralmente simples e pode ser feito por meio dos sites ou aplicativos dos bancos.

Para aprovar o cartão, o banco realiza uma análise financeira do solicitante para determinar o limite de crédito com base na renda e no perfil de risco do cliente. Atualmente, há até mesmo opções para aqueles que têm histórico de inadimplência.

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Clientes enfrentam problemas com mudanças nas datas de fechamento

Recentemente, houve um aumento no número de reclamações de clientes sobre mudanças na data de fechamento das faturas de cartões de crédito sem aviso prévio, conforme informado pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

Essa mudança resulta em um prazo mais curto entre o fechamento e o vencimento da fatura, que antes costumava ser, em média, de 40 dias. Quando a fatura é fechada, as compras realizadas após essa data são incluídas na próxima fatura.

Os clientes se queixam de que o período entre o fechamento da fatura e a data de pagamento do cartão de crédito foi reduzido em até 5 dias, o que acaba antecipando os pagamentos que poderiam ser deixados para a próxima fatura.

Assim sendo, o Idec aconselha que os clientes prestem atenção à data ideal para fazer compras com o cartão, para evitar o uso de crédito rotativo.

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O Banco do Brasil afirmou que a fatura de seus cartões de crédito é fechada 10 dias antes do vencimento. O Nubank e o Bradesco informaram que não houve alterações nas datas de fechamento de seus cartões.

ATENÇÃO: Anúncio importante para quem usa cartão de crédito

ATENÇÃO: Anúncio importante para quem usa cartão de crédito (Foto: Reprodução)

Já o Itaú comunicou que está alterando a data de fechamento das faturas e está informando seus clientes antecipadamente por meio de e-mails, SMS e aplicativos.

O Idec observa que, se a alteração não estiver descrita nos termos de adesão, a mudança sem aviso prévio pode ser considerada uma violação unilateral do contrato.

Dependendo da situação, a alteração no cartão de crédito também pode ser considerada propaganda enganosa do banco. As instituições são obrigadas a comunicar qualquer alteração nas datas aos clientes com antecedência.

Autor(a):

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

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