Preocupante: Beneficiários do Bolsa Família ficam sem receber benefício por falta de dinheiro
07/06/2023 às 20h11
Bolsa Família tem milhões de beneficiários em todo o Brasil
Para quem é titular do Bolsa Família a informação não é muito boa, acontece que uma noticia desastrosa em relação a administração do programa pode gerar preocupação.
Acontece que o auxílio financeiro concedido as famílias no valor de 600 reais por mês chega de forma oficial aos seus seis meses de administração sob o comando de Lula. E existem alguns problemas antigos retornando.
Segundo o Folha de São Paulo, o número de pessoas aprovadas no Bolsa Família e que não estão inclusas na folha de pagamento chegou a quase meio milhão, são 438 mil titulares do programa que estão sem receber o benefício. Essas pessoas estão na lista de espera do programa social, pois, apesar de seguirem os critérios para receber o auxílio, por falta de dinheiro, não estão recebendo o benefício.
Esse número, vale dizer, não é o de famílias que se inscreveram no Cadastro Único em busca de auxilio financeiro, esse número é muito maior. Para receber o auxílio, o cidadão precisa ter uma renda mensal de até 218 por pessoa da família.
+ 99 sai na frente da Uber e lança novidade para passageiros e motoristas
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Bolsa Família vão impactar valor recebido em outubro! Descubra agora
● Mesmo no domingo? Descubra se Estado paga Bolsa Família no fim de semana
● Bloqueou o Bolsa Família por título DUPLICADO? Saiba como resolver esta situação
Lula havia prometido que pelo menos até o final do ano ninguém precisaria aguardar na fila de espera para receber o auxílio mensal.
O governo assumiu a presidência pela terceira vez em janeiro, com 498 mil pessoas na fila de espera e conseguiu zerar esse número. Porém, em maio, o número de grupos esperando pela liberação do orçamento voltou mais uma vez a subir.
E para evitar que isso ocorresse, além dos 105 bilhões previstos no Orçamento para serem usados no programa, o governo conseguiu mais R$ 70 bilhões extras por meio de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional).
Diante do cenário pouco interessante aos beneficiários do Bolsa Família, acompanhar se entrou no programa federal é uma das poucas alternativas.
+ Aplicativos podem te ajudar a economizar na hora de abastacer; veja quais usar
De acordo com o próprio Ministério do Desenvolvimento Social, o prazo de entrada no programa pode chegar a 70 dias, mais de dois meses. Porém, para quem é indígenas e quilombolas esse prazo é reduzido para até 45 dias.
Após a inscrição no Cadastro Único, a recomendação é aguardar cerca de 45 dias para consultar se conseguiu a entrada em algum programa social. A verificação no Bolsa Família acontece das seguintes maneiras:
Entrando no app do programa social, faça o seu login com CPF e na primeira página será informado se aquele cidadão tem direito ao benefício.
Já no app Caixa Tem, é preciso acessar a opção Bolsa Família, logo o sistema reconhecerá se o CPF tem direito ao benefício.
Também é possível ligar para o número da Caixa, 111, ou para o telefone do Ministério do Desenvolvimento Social, o 121.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.