De que adianta colocar o CPF na nota? Fique sabendo da importância desta prática LEGAL
06/06/2023 às 7h30
Sempre que alguém vai fazer compras, em qualquer estabelecimento comercial, no momento de fechar a compra e antes mesmo de fazer o pagamento, obrigatoriamente, o comércio pergunta ao cliente se ele deseja colocar o CPF na nota fiscal.
Muita gente não entende o motivo desta prática, algumas vezes colocam e, na grande maioria, ignoram ou rejeitam a prática do CPF na nota fiscal.
Se conversamos com algum conhecido e o assunto vem à tona, muitos falam: “De que adianta colocar o CPF na nota?“, mas quase ninguém sabe ao certo responder o motivo disto, portanto, este artigo tem o principal intuito de te esclarecer.
LEIA TAMBÉM:
● Conheça o Aplicativo de Celular que faz Simulação de como você ficaria de Barba
● Atenção: A importância de saber o que significa cada Luz Acesa no Painel do seu Carro
● AUGE E QUEDA: Falência de grande rede de SUPERMERCADOS; portas FECHADAS de 149 lojas e DEMISSÃO em massa
Colocar o CPF na nota fiscal pode conceder uma série de benefícios governamentais aos consumidores. Há também a possibilidade de conseguir vantagens, como promoções das lojas e até mesmo descontos no momento das compras.
+Alerta IMPORTANTE: Bancos vão fechar todas as agências e você PRECISA saber para se preparar
Para isso, basta questionar a vantagem ou promoção que o estabelecimento lhe oferece antes de incluir o seu número de documento na nota, mas caso não haja, não custa nada você acrescentar o CPF, afinal de contas, o governo devolve uma porcentagem do seu dinheiro em maneira de cashback.
Farmácias, supermercados e lojas de departamento oferecem o CPF na nota para criar esse vínculo entre cliente e estabelecimento, além de fazer com que as autoridades possam acompanhar de perto a regularidade das operações.
O seu CPF na nota fiscal de uma compra não te prejudica em nada, é seguro e ainda permite que a Receita Federal identifique quem são os contribuintes, com intenção de fortalecer suas ações contra a sonegação de impostos, ou seja, você está sendo visto e agindo de acordo com a lei.
+A volta do Uninho, Gol e mais? Carros populares são realidade e essa é a verdade que você precisa saber
Com esta prática, vale destacar, que o Fisco também garante uma ferramenta para combater práticas ilegais e garante ao consumidor a transparência fiscal e justiça tributária.
Se pensarmos profundamente sobre a prática do CPF na nota, estamos agindo não só em benefício próprio, mas agindo como cidadãos contra quaisquer tipos de corrupção fiscal e financeira no país.
Os benefícios governamentais do CPF na nota variam conforme o estado e região que se vive, mas o exemplo mais comum é a Nota Fiscal Paulista, em São Paulo.
Quais são os benefícios da Nota Fiscal Paulista?
A Nota Fiscal Paulista incentiva a emissão das notas fiscais, com o acumulo de créditos aos consumidores e que podem ser utilizados em diversas instâncias, até no abatimento de impostos estaduais, além do cashback, que é a possibilidade dada do programa para o resgate de uma porcentagem em dinheiro em determinado momento do ano.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.