Real Digital: será o fim do dinheiro em papel? Saiba mais detalhes

02/06/2023 às 23h50

Por: Hudson William
Imagem PreCarregada
Brasileiros ficam de queixo caído com Pix de R$ 1.320 liberado (Foto: Reprodução)

Banco Central anuncia fase de testes para o Real Digital, moeda digital oficial do Brasil

O Banco Central do Brasil anunciou o início das fases de testes para o Real Digital, a moeda digital oficial do Brasil. A medida busca trazer maior segurança para as transações digitais, facilitando ainda mais este processo para os consumidores.

Esta novidade surge em um contexto de rápida digitalização das transações financeiras. O sucesso do Pix, sistema instantâneo de pagamentos implementado em 2020, mostrou o apetite dos consumidores brasileiros por soluções financeiras digitais mais rápidas e convenientes. Neste sentido, a introdução do novo modelo é um passo natural.

O que é a moeda digital?

O Real Digital é uma moeda digital totalmente controlada pelo Banco Central, instituição financeira responsável pela regulamentação das finanças brasileiras. A nova moeda será apenas digital e tem como objetivo facilitar e tornar mais seguro o envio e recebimento de dinheiro.

+ Já recebeu? Clientes do Nubank recebem ótima surpresa no aplicativo

Diferente do Pix, que funciona com dinheiro real (físico) através de transações digitais, a moeda será inteiramente digital e suas transações ocorrerão entre instituições, o que deve reduzir as chances de fraudes.

LEIA TAMBÉM:

O Real Digital vai substituir o dinheiro físico?

Uma das maiores preocupações dos cidadãos é se a introdução do Real Digital poderia levar ao fim do dinheiro físico. A resposta, até o momento, é não. Assim como o Pix, o objetivo da moeda digital é facilitar as transações e torná-las mais seguras, mas isso não afetará a emissão de cédulas e moedas, que continuarão em circulação.

+ Negociação cancelada: Corinthians desiste de contratar reforço ‘Nível A’ e surpreende torcedores

Cédulas e moedas físicas

Cédulas e moedas físicas (Foto: Reprodução/Internet)

A tendência é que os consumidores possam começar a preferir o Real Digital em detrimento do dinheiro físico, devido às facilidades proporcionadas pela moeda digital. No entanto, não há qualquer indício do Banco Central de que as cédulas físicas serão descontinuadas. Portanto, não há motivo para preocupação neste sentido.

Autor(a):

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.