Saque extraordinário: Liberação de parte do FGTS causa euforia entre trabalhadores; Saiba os requisitos
29/05/2023 às 12h08
Duas formas de sacar o seu Fundo de Garantia vão acontecer nesse mês, confira as condições para retirada do valor
O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um valor disponibilizado aos trabalhadores com carteira assinada para assegurá-los caso eles percam o emprego.
+O apresentador Geraldo Luís tinha trabalho macabro antes de entrar na Record e você não fazia ideia
Todo mês, as pessoas que são registradas por alguma empresa tem a quantia de 8% do seu salário descontado para o FGTS. Vale ressaltar que a quantia é liberada em seu total quando o trabalhador é demitido sem justa causa.
Após algum tempo, criou-se outras formas de poder sacar a quantia, mas é preciso cumprir alguns requisitos para ter direito à isso, nesse mês de maio, duas formas, diferentes da convencional, é possível.
Modalidades
- Aniversariantes no mês de maio: Essas pessoas podem sacar saques parciais no valor de R$50 a R$2 mil por meio do Saque-Aniversário.
Para ter direito à essa modalidade, o interessado terá que realizar a troca da modalidade de saque e com isso, abrirá a mão da rescisão.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Isso quer dizer que, quem optar por essa opção pode receber anualmente uma parcela do valor guardado, porém, caso perca seu emprego, não conseguirá levantar o valor total.
Mais dois pontos sobre essa modalidade destacada são: a multa de 40% sobre o total do valor do FGTS caso a pessoa for dispensada sem justa causa ainda é devida e deve ser paga. E a mudança no estilo de saque deve ser realizada até o último dia do mês do aniversário do optante, caso contrário será pago somente no ano seguinte.
- Saque calamidade: nessa modalidade as pessoas que vivem na região que estão passando por alguma calamidade pública, terão dinheiro de sacar uma quantia do seu FGTS.
Caixa Econômica Federal
O FGTS fica guardado em uma conta do trabalhador na Caixa Econômica Federal, portanto é necessário que os dados do trabalhador estejam atualizados na base de dados do Banco.
É possível consultar o valor constante em seu FGTS através do aplicativo, nele consta todos os valores correspondentes ao pagamento da empresa atual e anteriores e também a forma de saque que a pessoas está inscrita.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.