Aviso para trabalhores que não possuem carteira assinada vem à tona e brasileiros precisam ficar atentos
28/05/2023 às 10h44
Embora seja um programa bastante conhecido, nem todo mundo sabe o que o NIS é. O NIS é um número de 11 dígitos criado pela Caixa Econômica Federal que serve para pagamentos de benefícios sociais fornecidos pelo governo federal. Além disso, ele também garante direitos trabalhistas e previdenciários, como o INSS, por exemplo. No entanto, parece que agora os trabalhores que não possuem carteira assinada precisam ficar atentos.
O trabalhador que possui a carteira de trabalho assinada tem mais facilidade para se aposentar, já que a contribuição para o INSS é feita automaticamente. No entanto, no Brasil atual, muitos trabalhadores não possuem isso, e, consequentemente, têm dificuldade de conseguir aposentadoria no INSS.
Casa luxuosa na Europa por R$ 5? Saiba como conseguir isso
Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o país tem 38 milhões de trabalhadores informais. Isto é, que não têm vínculos trabalhistas e nem são autônomos, pessoas com CNPJ ou Microempreendedores individuais (MEI).
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Al-Khelaifi, dono do PSG, coloca cartas na mesa e faz pedido para o Santos antes de assinar contrato
Governo Federal antecipa pagamento de R$ 900,00 disponível no Caixa Tem; veja detalhes
Contudo, existem formas que a pessoa pode se organizar de para garantir a aposentadoria, mesmo que sem trabalho formal. Mas, para isso, é preciso estar atento em algumas maneiras para comprovar seu tempo de trabalho.
São Paulo arma plano para anunciar volta de Alexandre Pato após anos
A primeira dica é estar em dia com as contribuições previdenciárias, mantendo o registro delas. Outro ponto indispensável que o trabalhador separe os comprovantes de seu trabalho durante todo o período de informalidade. Assim, é crucial que os trabalhadores procurem maneiras formais, já que também existem casos frequentes de fraudes.
Tribunal convoca Vinícius Júnior para depor após ataques racistas durante o jogo do Real Madrid
VEJA COMO COMPROVACAR SEUS ANOS DE TRABALHO MESMO SEM TER CARTEIRA ASSINADA:
Sampaoli dá ordem e o Palmeiras pode acabar na pior, após time tirar destaque de Leila Pereira
O trabalhador sem carteira assinada poderá mostrar algumas provas de seu trabalho ao tentar se aposentar pelo INSS. Contudo, o Poder Judiciário e o instituto não aceitam qualquer tipo de comprovação. Por exemplo, os relatos de testemunhas poderão ser essenciais, mas não servem como prova. Assim, é indispensável juntar os documentos corretos para assegurar seu direito de aposentar, como:
“Flamengo é refém de alguns jogadores”, jornalista escancara verdade difícil e exige demissões.
- Ficha de registro de empregado;
- Documentos do sindicato;
- Comprovantes de férias;
- Comprovante de pagamento do salário;
- Recibos;
- Extratos bancários com os pagamentos;
- Imagens do trabalhador em execício.
Banco Inter anuncia novidade e revelação faz usuários explodirem de felicidade
Autor(a):
Sandra Cotrim
Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉