Absurdo: Conta de luz sofre reajuste de 24% para os consumidores desta região
25/05/2023 às 9h54
A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que uma certa região sofrerá um aumento significativo no valor na conta de energia
Uma notícia divulgada nessa terça-feira (23), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciava um ajuste médio nas contas de uma determinada região do país, que pode chegar 24,19%.
+Após abandonar carreira na Globo, galã foi flagrado na rua vendendo sanduíches: “Muito doloroso”
A Equatorial Alagoas é a distribuidora de energia que atende 102 cidades em Alagoas e anunciou que a partir de domingo (28), as contas de luz ficarão mais cara na região.
A porcentagem do aumento vai variar de acordo com a voltagem utilizados pelos consumidores. As indústrias que utilizam alta tensão terão aumento de 24,19% no valor.
+Novidade aos brasileiros: Nubank lança dois novos serviços que vão causar inveja na concorrência
LEIA TAMBÉM:
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
● Posso trabalhar como médico nos Estados Unidos?
● É Motoboy e trabalha com Entregas? Conheça 7 Aplicativos para facilitar sua vida
Já o grupo que utilizam baixa tensão podem incluir residenciais, ter aumento de 15,05%. E para os grupo de residências, o valor subirá 14,57%.
A justificativa da Aneel para a alteração no valor da conta é por causa dos componentes financeiros, além de custos com encargos setoriais e custo de energia.
A empresa do ramo de energia Equatorial Alagoas atende atualmente 1,33 milhões de consumidores no estado e tem o faturamento anual avaliado em R$2,43 milhões.
Motivo do reajuste
A Equatorial pediu a suspensão da tarifa por 10 dias para que a ANEEL avaliasse o impacto da redução de receita provocada pelo crescimento da micro e mini geração distribuída.
As contas foram afetadas tem em vista do crescimento dos encargos setoriais que chegaram 4,16% de reajuste. Isso inclui, por exemplo, a tarifa social de energia elétrica, que é utilizada por cerca de 62% da população de Alagoas.
+ATENÇÃO: Motociclistas, se atente as novas mudanças nas leis de trânsito para não ser MULTADO
Já os componentes financeiros resultantes da inclusão na tarifa de custos que tinham sido protelados e somam 6,4%, também teve participação no aumento das contas de luz.
Assim como a retirada de financeiros dos últimos 12 meses, que contribuíram com 0,50% para resultar nesse aumento.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.