ATENÇÃO: Motociclista, se atente as novas mudanças nas leis de trânsito para não ser MULTADO
25/05/2023 às 8h53
As mudanças na Lei 14.071/20, atinge principalmente os motociclistas, que precisam estar atentos as novas regras estabelecidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
+Urgente: Redes gigantes de farmácia podem ter vazado seu CPF e você precisa ficar ciente agora
Para você que pilota uma moto, seja para trabalho ou lazer, fique ligado nas novas normas para não ser multado e perder pontos na sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Primeiramente, pilotar moto com crianças na garupa. A idade mínima para transporte é de crianças acima dos 10 anos. De acordo com o artigo 244 do CTB, motociclistas que transportam crianças com menos do que a idade estabelecida, sofrerão multa e possível suspensão da CNH, já que é considerada uma infração gravíssima.
LEIA TAMBÉM:
● Conheça o Aplicativo de Celular que faz Simulação de como você ficaria de Barba
● Atenção: A importância de saber o que significa cada Luz Acesa no Painel do seu Carro
● AUGE E QUEDA: Falência de grande rede de SUPERMERCADOS; portas FECHADAS de 149 lojas e DEMISSÃO em massa
Outro detalhe importante se refere a viseira do seu capacete. Motociclistas tem que usar o capacete e a viseira de maneira obrigatória por questões de segurança previstas em lei.
+Urgente: Uber lançará carros sem motorista ainda este ano e clientes estão em choque
De acordo com o artigo 244 do CTB, se fala sobre a penalização de motociclista que conduz moto, motoneta ou ciclomotor da seguinte maneira:
“I – sem usar capacete de segurança ou vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo Contran; X – com a utilização de capacete de segurança sem viseira ou óculos de proteção, ou com viseira ou óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Contran;”.
“XI – transportando passageiro com o capacete de segurança utilizado na forma prevista no inciso X do caput deste artigo: Infração – média; Penalidade – multa; Medida administrativa – retenção do veículo até regularização.”, diz a lei.
+LIMPE SEU NOME: Serasa e governo fazem anúncio com alternativa chocante aos endividados
Se faz necessário o uso do farol baixo durante o dia no trânsito, mas a nova lei é mais branda quanto a isso, ou seja, quem andar em motocicletas com o farol apagado, a infração será média, já que anteriormente era considerada grave.
Sobre a moto sendo empurrada no meio do trânsito pelo motociclista, também é passível de uma multa de até R$ 880,41 reais, sendo considerada uma infração grave e penalidade de 7 pontos na carteira. Mas com a nova lei, agora a moto pode ser empurrada em situação de pane em vias públicas.
Antes, o piloto ou motorista, tinha que chamar um guincho para não levar multa, agora ele poderá realocar até o acostamento ou calçada após uma pane sem sofrer graves consequências.
Vale destacar que o escapamento que faz barulho alto ou emite gases poluentes, também levam multa e podem fazer com que o veículo seja apreendido. Regularize isto antes de correr o risco de ter que por a mão no bolso.
Quantas motos existem no trânsito de São Paulo?
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), circulam diariamente na capital paulista, 5,3 milhões de motocicletas.
+FINALMENTE: Criminoso que roubava Bancos é PRESO após 20 anos de procura pela Polícia
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.