PERIGO: Adicionar o CPF nas notas fiscais de FARMÁCIAS pode ser um grave risco ao consumidor; entenda
24/05/2023 às 7h30
É muito comum colocar o CPF na nota fiscal de compras. Diversos estabelecimentos, por lei, perguntam se o cliente quer adicionar o número ao finalizar uma aquisição. Mas ao colocar seu número de documento em notas de compras de farmácias pode ser um perigo.
+Muito CUIDADO: Nubank faz anúncio IMPORTANTE sobre situação preocupante e clientes têm que saber
O ato de adicionar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) nas notas fiscais de compras, rendem benefícios aos consumidor. Apesar de não aumentar seu Score de Crédito, existe a possibilidade de Cashback, ou seja, uma pequena porcentagem sob a compra é devolvida ao consumidor.
Dependendo de cada estado ou tipo de compra, a oferta do Cashback ainda pode oferecer sorteios e premiações. Só que de acordo com informações apuradas pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), o ato de colocar o CPF em notas fiscais de farmácias, não pode ser tão seguro quanto se pensa.
LEIA TAMBÉM:
● Conheça o Aplicativo de Celular que faz Simulação de como você ficaria de Barba
● Atenção: A importância de saber o que significa cada Luz Acesa no Painel do seu Carro
● AUGE E QUEDA: Falência de grande rede de SUPERMERCADOS; portas FECHADAS de 149 lojas e DEMISSÃO em massa
+Fim de emissora de TV: Canal foi obrigado a encerrar transmissão ao vivo e âncoras fizeram relato impactante
Acontece que as compras de farmácia com o CPF na nota não tem explicações para que servem os dados ou para onde vão. Este fato, segundo apurações, compromete a privacidade e segurança do consumidor, fazendo com que seus dados possam ser usados para outras finalidades.
De acordo com apontamentos da ANDP, as farmácias incluem o CPF dos clientes nas notas fiscais com intuito de garantir descontos nos medicamentos e produtos, mas não existe nenhuma espécie de transparência sobre o caminho que estes dados do consumidor vão.
Como é relatado que estes dados de CPF podem ser usados para outras finalidades que não a interna de desconto das farmácias, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), afirma que tal prática contraria os direitos dos consumidores.
Portanto, a ANDP tem a intenção de verificar de perto o que realmente está acontecendo e qual o destino desses dados dos consumidores nas notas fiscais das farmácias, gerando mais transparência do uso destes dados. Uma dica? Enquanto nada está claro, evite colocar seu CPF em nota de farmácia.
Como saber se tenho dinheiro a receber do CPF na nota fiscal?
Para fazer esta consulta, basta acessar o site bcb.gov.br, informe os dados de CPF e outros solicitados em tela. Para que este simples procedimento seja feito, você deverá ter um pré-cadastro no portal Gov.br
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.