BOLSA FAMÍLIA: Ter cuidados com a sua saúde pode mudar o pagamento do programa

20/05/2023 às 15h33

Por: Victor Silva
Imagem PreCarregada
Surpresa no Bolsa Família (Foto: Reprodução/Internet)

Quem tem direito ao programa Bolsa Família precisar estar bastante ciente das regras que são chamadas de ‘condicionalidades’. Ou seja, são as condições no qual darão direito a pessoa o pagamento e a permanência do salario assistencial. Desses itens, está obrigatório o acompanhamento com a saúde, que é necessário para manter o salário de R$600 reais.

Junto com o relançamento do Bolsa Família em março deste ano, a equipe responsável de fiscalização do programa, guiada pelo Ministério do Desenvolvimento Social tem trazido algumas regras de volta para o plano assistencial. Entre eles, está o acompanhamento médico para os membros da família que recebem essa ajuda financeira, como as crianças e gestante, precisa ser feito.

Antecipação do décimo terceiro salário será pago nesta semana; saiba se você está na lista

BOLSA FAMÍLIA: Ter cuidados com a sua saúde pode mudar o pagamento do programa (Reprodução/Internet)

BOLSA FAMÍLIA: Ter cuidados com a sua saúde pode mudar o pagamento do programa (Reprodução/Internet)

Atenção: Sua conta no C6 Bank pode acabar sendo encerrada a qualquer momento

Quem deixar de acompanhar a saúde desse público alvo, assim como não realizar a atualização da caderneta da vacinação, corre um grande risco de perder o pagamento mensal do programa. Algumas prefeituras tem criado milhares de mutirões para alertar as famílias e pedirem para que os mesmos cumpram essas obrigações, já que possuem o risco de perder o benefício social.

LEIA TAMBÉM:

Nesta última sexta feira (19), milhares de mutirões foram feitos para o Acompanhamento de Saúde para quem recebe o benefício do Bolsa Família na cidade de Nova Friburgo, em Santa Catarina. A prefeitura de Manaus (AM) também realizou um comunicado informado as famílias que estão no programa para realizar as atualizações e o acompanhamento até o dia 30 de junho nas unidades de saúde (UBS).;

Mas afinal, quem são as pessoas que precisam fazer o acampamento saúde do Bolsa Família? Para que as famílias e o Ministério do Desenvolvimento Social mantenha o pagamento mensal do Bolsa Família, é dito que a cada 6 meses seja feito o acompanhamento dos seguintes grupo: Crianças de até 7 anos de idade, mulheres de 14 a 44 anos e gestante.

Descubra como receber R$ 1.320 direto na sua conta com os programas PIS e PASEP

“Quando o usuário deixar de comparecer à unidade de saúde, ele é notificado pelo Ministério da Cidadania sobre a necessidade de regularizar essa situação, e se não realizar o procedimento por mais de uma vigência consecutiva, pode até ter o benefício suspenso. A principal preocupação da Semsa é que essas famílias busquem nossas unidades e tenham acesso a serviços de prevenção e promoção à saúde”, confirmou a chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira.

 

Autor(a):

Olá! Tenho 21 anos e sou completamente apaixonado por jogos, tecnologia em geral e jornalismo. Meu intuito aqui é trazer notícias e matérias com o máximo de informações e qualidade para os leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.