Marisa e Americanas estão falindo? Veja o motivo por trás do fechamento de lojas dessas duas empresas
20/05/2023 às 0h24
Lojas dessas marcas estão sendo fechadas por todo o Brasil
Nesses últimos meses, notícias sobre fechamentos de lojas de grandes varejistas brasileiros foram recorrentes. Grandes redes no país a exemplo de Americanas e Lojas Marisa estão anunciando com frequência o encerramento das atividades de várias unidades ao redor do país.
Dessa forma, o varejo no Brasil está atravessado um momento delicado. As transformações econômicas e sociais que ocorrem nos últimos anos, tanto por aqui quanto ao redor do mundo, afetaram muito o setor, que encontra-se pagando um preço alto.
+ YouTube causa polêmica com decisão e deixa usuários irritados; saiba o motivo
Mas afinal, o que está fazendo com quem tantas lojas sejam fechadas? Ao podcast O Assunto, do G1, o diretor de economia e inovação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Guilherme Mercês, disse que a Guerra da Ucrânia, iniciada após o “fim” da pandemia de Covid-19, pegou todo o mundo de surpresa.
A expectativa era que após o fim da pandemia, tivesse um momento econômico novo, de maior alívio. Porém, o que aconteceu foi o contrário. A guerra provocou um aumento do preço de insumos e matéria-prima, alta da inflação e crescimento das taxas de juros.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Segundo Mercês, o conflito armado, que já se arrasta por mais de um ano, foi “imprevisível”, o que prejudicou os planos de empresas de diversos setores em todos os países.
Ele ainda falou sobre as recentes transformações tecnológicas, da forma como as pessoas consomem. Os clientes hoje podem até frequentar as lojas, experimentar as roupas, mas acabam preferindo comprar pela internet.
A popularização de lojas varejistas virtuais como Shein e Shoppe, prejudicaram as atividades das grandes companhias locais. Assim, o crescimento exponencial do comércio virtual contribuiu também para a decadência das vendas das varejistas brasileiras, que apesar de também possuírem canais digitais, sempre tiveram força nas vendas em lojas físicas, espalhadas pelo Brasil.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.