Atenção: Sua conta no C6 Bank pode acabar sendo encerrada a qualquer momento
17/05/2023 às 23h17
Banco acabou sendo colocado na Justiça por cliente após encerramento inesperado de conta
O C6 Bank é um dos principais bancos digitais do país, porém, o mesmo acabou se envolvendo em uma grande polêmica. Acontece que o caso envolvendo um cliente que utiliza serviços do banco e que recebeu uma notícia inesperada acabou indo parar na Justiça.
O caso teve início quando o C6 Bank encerrou a conta de um cliente. A conta era sempre movimentada e armazenava 110 mil reais.
O cliente trata-se do advogado Evandro Costa Félix, que trabalha na área cível e do consumidor. O mesmo decidiu entrar na Justiça com ação que pedia indenização por dano moral, depois de ser notificado pelo C6 que sua conta corrente, cartão de crédito e débito, tag para estacionamentos e pedágios e outros serviços iriam ser encerrados em um período de 30 dias.
O advogado logo alegou estar inconformado com a decisão unilateral do banco, uma vez que movimenta sua conta diariamente para uso pessoal e profissional.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Evandro alegou que isso causaria vários danos para ele, como a difícil portabilidade de investimentos de longo prazo, “gerando procedimento burocrático e demorado”, segundo o Valor Econômico.
O profissional ainda contestou a portabilidade dos CDBs de liquidez diária pelo fato de incidir Imposto de Renda, “eis que a cotação é regressiva”.
A Justiça reconheceu o direito do C6 Bank de encerrar a conta de um cliente por “razões comerciais”. A sentença foi dada pelo juiz Roberto Neiva Borges, do 1º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Itumbiara (GO).
+ Oportunidade incrível! Cartão de Crédito está devolvendo valor interessante de dinheiro
Sendo assim, diante disso, Evandro decidiu não recorrer da decisão e fez a portabilidade para outro banco.
O Procon de São Paulo foi procurado pelo Valor Econômico e disse que “uma instituição bancária pode encerrar uma conta corrente, desde que, observando as regras do Banco Central, tenha uma motivação legal e notifique o consumidor com antecedência, explicando-lhe os motivos de forma clara e precisa”.
O Procon finalizou afirmando que “também é direito do consumidor ter um prazo para oferecer explicações e negociar eventual manutenção do vínculo contratual ou para que este possa transferir as operações para alguma outra instituição”.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.