Aplicativo de sucesso choca usuários ao bloquear recurso essencial
14/05/2023 às 20h00
Um famoso aplicativo bloqueou o recurso de inserir link para as redes sociais
O Tinder, conhecido aplicativo de encontros online, lança medidas para intensificar a privacidade dos usuários. Além disso, a plataforma busca manter seu propósito principal, que é estimular conexões relevantes.
As últimas alterações na política do Tinder visam conter a exploração imprópria dos perfis para autopromoção e vendas. Ao mesmo tempo, essas mudanças visam aprimorar a privacidade das conversas.
+ Mano Menezes chuta para longe as críticas e deixa recado devastador à torcida do Internacional
A plataforma informou a proibição de usuários divulgarem links dos seus perfis de outras redes sociais, tais como Instagram e TikTok, em suas biografias. Isso decorre do uso excessivo dessa funcionalidade por alguns indivíduos que utilizam seus perfis como impulsionadores para incrementar a quantidade de seguidores em outras plataformas ou para efetuar vendas.
+ ATENÇÃO: Brasileiros que compram na SHEIN e SHOPEE precisam saber DISSO
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
A revisão das políticas do aplicativo também vai erradicar todos os marcadores sociais dos perfis públicos. Além disso, proibirá a inserção de links externos diretos. As novas orientações da comunidade sofrerão atualização para incorporar essas limitações.
Conforme declaração oficial do Tinder, a plataforma não é um espaço para promover links, ganhar seguidores, vender produtos, obter doações ou efetuar campanhas. Vários usuários têm criado contas em agregadores de links, como o Linktree, onde inserem diversos links para lojas online e outros perfis. Essa prática desvirtua o principal objetivo do Tinder, que é promover encontros e relacionamentos.
Adicionalmente, o Tinder informou a proibição do compartilhamento de conversas privadas em ambientes públicos. Essa ação se deu em resposta à divulgação de capturas de tela de conversas do Tinder na internet, o que prejudica a confiança dos usuários nas interações na plataforma.
O objetivo da mudança segundo a empresa
O intuito principal das alterações na política, segundo o Tinder, é fortalecer os princípios de autenticidade, respeito e inclusão. Esse movimento se mostra particularmente relevante já que um número crescente de jovens, que estão iniciando suas jornadas amorosas, aderem à plataforma.
Ainda não se sabe como o Tinder vai proceder com a remoção de links indevidos das biografias dos usuários ou como vai impedir o compartilhamento de conversas. Uma alternativa é que o algoritmo do aplicativo seja adaptado para monitorar esse tipo de atividade ou bloquear capturas de tela.
+ ATENÇÃO! Próxima atualização do WhatsApp promete POLEMIZAR conversas no aplicativo
O Tinder incentiva seus usuários a denunciar qualquer violação dessas novas normas, incluindo o compartilhamento de perfis em conversas ou tentativas de transpor a conversa para outros aplicativos, como o WhatsApp.
Assim sendo, ao deixar o ambiente do Tinder, os usuários se expõem ao risco de divulgar seus dados pessoais, como número de telefone e e-mail, além de não terem garantias sobre a autenticidade do perfil com o qual estão interagindo. O impacto dessas alterações na dinâmica dos encontros pelo Tinder ainda é incerto e somente o tempo dirá como os usuários vão se ajustar a essas novas orientações.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.