Atenção: Programa isenta brasileiros de taxas na obtenção da carteira nacional de habilitação (CNH)
12/05/2023 às 9h05
Um programa permite aos brasileiros à tirar a carteira de motorista de forma gratuita; Confira as condições
A Carteira Nacional de Habilitação é um documento muito esperado por muitas pessoas, no entanto, tal documento tem um custo bem alto para ser fornecido.
+Astro de Vai Na Fé luta contra doença crônica desde criança e muitos não sabiam
Além do mais, o procedimento para estar autorizado à dirigir veiculo no Brasil é bem burocrático, com necessidade de fazer aulas teóricas e práticas e fazer provas.
Por conta disso, existe um programa que permite aos brasileiros tirarem essa documentação de forma gratuita, mas atenção, somente alguns estados do país.
Como não se trata de um projeto nacional, a regulamentação onde dispõe os requisitos que devem ser cumpridos para ter direito à CNH gratuita ficam por conta dos estados que aderiram o programa.
LEIA TAMBÉM:
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
● Posso trabalhar como médico nos Estados Unidos?
● É Motoboy e trabalha com Entregas? Conheça 7 Aplicativos para facilitar sua vida
+ANTECIPADO! 13º salário poderá ser recebido antes do que se espera e Governo Federal divulga datas
O objetivo disso, é permitir que pessoas de baixa renda possam ter direito ao documento e, com isso, possam ter mais oportunidades de emprego, como o de motorista particular, trabalhar como entregador, ou fazer viagens como motorista de aplicativo.
o programa acredita que as oportunidades de emprego para pessoas de baixa renda possam aumentar significativamente quando a pessoa consegue a CNH.
Quais os requisitos para tirar a carteira de motorista?
Quem quiser tirar a CNH nas categorias A ou B, primeiramente tem que residir em um dos 18 estados que aderiram ao programa, além disso, cumprir os seguintes requisitos.
Ser maior de 18 anos; Comprovar que possui renda de até 2 salários mínimos; Estar desempregado a mais de 12 meses; Ser aluno da rede pública e possuir um rendimento escolar e comportamental; Ser pessoa que possui necessidades especiais; Ser ex-presidiário; Ser agricultor; Não possuir nenhum registro em sua carteira de trabalho; Ser beneficiário do Bolsa Família; Não possuir nenhum registro de infração no trânsito.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.