Pode comemorar: novo saque do FGTS é liberado pela Caixa e quem achou que não poderia sacar foi pego de surpresa
11/05/2023 às 16h51
Para quem não sabe, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o intuito de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário e isso faz com que os funcionários fiquem seguros caso algo aconteça.
Além disso, o FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes. E para a felicidade do povo brasileiro, um novo saque foi liberado e acabou surpreendendo quem achou que não teria direito.
Bomba: Ex-estrela do Flamengo acaba de ter contratação confirmada por gigante brasileiro
Mesmo com toda polêmica envolvendo a modalidade, a Caixa Econômica Federal autorizou mais uma rodada do saque-aniversário no início deste mês. A novidade surpreendeu quem achou que o governo acabaria com essa opção de resgate.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
SAQUE DO FGTS É LIBERADO PELA CAIXA
Diferente das demais alternativas de saque, o saque-aniversário permite a retirada anual de parte do saldo disponível nas contas do trabalhador. Assim, ele não precisa aguardar a demissão sem justa causa ou outra situação prevista por lei para retirar o dinheiro.
Entretanto, caso escolha essa modalidade, não será possível sacar o valor integral do fundo em caso de demissão sem justa causa. A adesão é feita no aplicativo FGTS e, para retornar ao saque-rescisão, é preciso esperar ao menos 24 meses.
Luxemburgo fica em enrrascada com crise no Corinthians, liga faz alerta e técnico tenta achar saída
O prazo para fazer a troca de modalidade termina no último dia do mês de nascimento do cotista. Quando a migração ocorre após o fim do mês do aniversário, o interessado só pode resgatar os valores a partir do ano seguinte.
Flamengo é pego de surpresa, descobre real situação de Matheus Uribe e decisão é revelada
Além disso, os recursos do FGTS podem ser retirados no prazo de até três meses, terminando no último dia útil do segundo mês subsequente. Por isso, quem nasceu em maio tem direito de sacar a grana até dia 31 de julho. Cada trabalhador fica autorizado a sacar entre 5% e 50% do saldo disponível no fundo, mais uma parcela adicional fixa de até R$ 2.900. O percentual e o valor do extra dependem de quanto ele tem nas contas.
Autor(a):
Sandra Cotrim
Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉