Crise e falência forçam gigantes redes de supermercado a fecharem as portas; veja quais
08/05/2023 às 22h46
Companhias de supermercado enfrentam sérios problemas financeiros
A crise econômica resultou no fechamento de inúmeras empresas no país. Contudo, muitas organizações estão vendendo ativos financeiros aos concorrentes para se manter no mercado. Redes de supermercado conhecidas enfrentam problemas diversos, inclusive falência.
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As redes de supermercado BIG e Makro, gigantes do varejo nacional, enfrentam problemas financeiros significativos. A primeira companhia planeja deixar o país, enquanto a segunda foi adquirida pelo maior concorrente, o Carrefour.
A rede de supermercado holandesa Makro atua no Brasil desde 1972. A empresa vendeu várias unidades em todo o território nacional, indicando uma grave crise financeira e possível encerramento das atividades. Em janeiro, o grupo vendeu 16 lojas e 11 postos de combustíveis para a rede paranaense Muffato.
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O hipermercado Big, que obteve grande sucesso no país nos anos 2000, também enfrenta crise financeira e foi vendido ao Carrefour. A transação ocorreu em maio de 2022, e, posteriormente, a empresa fechou várias lojas no Brasil.
Das 16 lojas e 11 postos de gasolina vendidos pela Makro, três ficavam na capital de São Paulo e dez no interior do estado. Em 2020, parte das lojas, administradas pelo grupo holandês SHV, foram vendidas ao Carrefour.
Nessa negociação, aproximadamente 29 unidades foram vendidas por R$1,95 bilhão. Em 2022, o grupo Muffato comprou 16 lojas e 11 postos de gasolina da rede atacadista. Na época, a Makro procurou o Santander para encontrar um comprador para suas 24 lojas no Brasil.
A empresa esperava arrecadar cerca de R$2 bilhões com a venda de todas as unidades no país. A rede varejista holandesa também opera em outros países da América Latina, como Venezuela, Argentina e Colômbia, empregando 8 mil funcionários na região.
Outras redes enfrentam crise financeira
O hipermercado Big passou por crise financeira e foi vendido ao Grupo Carrefour. A compra obteve aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O Carrefour investiu R$7,5 bilhões na transação.
Com essa aquisição, o grupo Carrefour ampliou sua presença no país, especialmente nas regiões sul e nordeste. A expansão dos hipermercados e atacados ocorreu em todo o território nacional. Antes da venda, o Grupo Big tinha 181 lojas e 38 propriedades, avaliadas em R$7 bilhões.
Stéphane Maguire, CEO do Grupo Carrefour, afirmou que “esse é um momento histórico para nós, que sempre acreditamos na integração com o Grupo BIG como oportunidade de fortalecer nossa presença e diversificar nossos produtos e serviços no Brasil. Dessa fusão surge o líder do setor, com mais de mil lojas físicas”.
O Grupo Carrefour, maior rede de supermercado do país, aumentou sua participação no mercado com as aquisições do Makro e do Big. É importante ressaltar que a compra das lojas e propriedades da rede Big, no valor total de R$7,5 bilhões, ocorreu em duas parcelas.
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Na aquisição da rede Big, o Carrefour pagou a primeira parcela de R$5,25 bilhões em dinheiro aos controladores da organização, o fundo de private equity Advent International e o Walmart. Os 30% restantes da negociação foram pagos pela subsidiária da companhia francesa no país, por meio de seu capital social.
Antes de ter participação na rede de supermercado Big, o Walmart possuía a rede Contudo, que foi vendida por R$1,2 bilhão. O grupo Carrefour é o maior varejista de alimentos do Brasil. Segundo a empresa, buscam atender a diversos segmentos de mercado, fortalecendo ainda mais sua posição no setor.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.